Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

9 de março de 2017

10º Fórum Florestal debate cadeia produtiva da erva-mate

Comenda foi entregue para entidades
Comenda foi entregue para entidades

A Expodireto Cotrijal recebeu, na manhã desta quinta-feira (9), o 10º Fórum Florestal do Rio Grande do Sul. Anualmente o evento proporciona durante a feira debates e troca de conhecimentos na área ambiental, florestal e também da cadeia produtiva da erva-mate. O vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder destacou a importância do Fórum dentro da programação. "A Expodireto se tornou um local onde temas importantes são discutidos e têm reflexos futuros, já que os debates iniciados têm continuidade", destacou Enio.

O assunto que abriu o evento foi abordado pela coordenadora do Núcleo Regional de Vigilância Sanitária, Maria Aparecida Frozza, que falou sobre as boas práticas de fabricação para erva-mate e derivados. Conforme a palestrante, este procedimento inicia desde o plantio até a embalagem final do produto.

"A indústria da erva-mate tem basicamente uma única matéria prima. Por isso, é necessário garantir que todas as boas práticas sejam desempenhadas para que se tenha um produto final de qualidade", destacou Maria.

O diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Lino Moura, apresentou o Programa gaúcho para a qualidade da erva-mate que será lançado no dia 21 de março, durante a Expoagro Afubra em Rio Pardo. Coordenado pela Secretária de Desenvolvimento Rural do RS, o Programa será operado pela Emater e visa atender toda a cadeia da erva-mate no Estado, incluindo a produção, indústria e os viveiristas.

Conforme Moura, a ideia é reorganizar a cadeia, qualificar o sistema de produção dos agricultores e fazer um trabaho de boas praticas de fabricação com as indústrias, além de recuperar materiais genéticos e qualificar a produção de mudas para que se tenha um padrão de qualidade permanente.

O trabalho será feito em cinco polos: Venancio Aires, Ilópolis e Arvorezinha, Machadinho, Erechim e Palmeira das Missões. "O objetivo é obter mais rentabilidade na produção, um produto mais qualificado para o consumidor, renda e tributos para o Rio Grande do Sul", destacou Moura.

Erva-mate – Atualmente a cadeia produtiva da erva-mate conta com uma área de 35 mil hectares, 14 mil produtores e uma produção anual de 276 mil toneladas de folha verde no Rio Grande do Sul. Em nível nacional são 70 mil hectares, 30 mil produtores e 602 mil toneadas de folha verde produzidas anualmente.

Cotrijal recebe Comenda Florestal

A décima edição do Fórum Florestal foi marcada pela instituição e entrega da Comenda Florestal às entidades que nestes dez anos trabalham para a realização do evento.

Receberam a comenda, o vice-presidente da Cotrijal, Enio Schroeder, em nome da cooperativa; o presidente da Emater, Clair Kuhn; o chefe-geral da Embrapa Florestas, Edson Tadeu Iede; o presidente do Sindimate, Álvaro Luiz Pompermayer; o presidente do Sindimadeira, Serafim Gabriel Quissini; e o presidente da Ibramate, Valdir Zonin.

A partir de agora, a Comenda Florestal RS será mantida para valorizar iniciativas destaques da área ambiental, florestal e da cadeia produtiva da erva-mate.

Fonte: Assessoria de Imprensa Cotrijal

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir