Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

12 de junho de 2015

A cidade da Gente contempla Não-Me-Toque

Acompanhe tudo pelo site www.acidadedagente.com.br
Acompanhe tudo pelo site www.acidadedagente.com.br

 Não-Me-Toque foi uma das cinco cidades brasileiras escolhidas pela Monsanto para desenvolver o projeto que resulta num livro escrito a partir das histórias reladatas por alunos do Ensino Fundamental.

Era uma vez uma cidade, e a gente que morava lá... Um dia, percebemos que a história da cidade era a nossa própria história...

A coleção A cidade da gente vai investigar a história e o cotidiano de pequenas e médias cidades brasileiras, com apoio das crianças de escolas públicas locais.

O resultado será um livro infantojuvenil sobre cada cidade, que promete se tornar uma importante referência local de conhecimento e terá sua tiragem distribuída gratuitamente para as escolas públicas da cidade.

A narrativa do livro será baseada na história de 10 a 12 endereços da cidade. Esses endereços são lugares importantes da memória coletiva. Espaços urbanos que a comunidade considera como seus. A importância desses lugares pode ser variada: histórica, econômica, ecológica, afetiva, etc, desde a praça principal até o campo de futebol, passando por um prédio histórico, um rio ou uma árvore secular.

Durante a pesquisa, poderão surgir dezenas de sugestões de endereços. Todas as escolas da cidade puderam participar com sugestões e redações sobre os lugares através do site, que foi criado para receber essas colaborações.

O projeto conta com o patrocínio da Monsanto e parceria com as Secretarias Municipais de Educação, responsáveis por envolver no projeto as escolas de suas cidades.

Em período a ser definido, o autor estará em cada uma das cidades participantes, visitando uma escola e os endereços sugeridos pela comunidade escolar, com uma estadia prevista de 3 dias. Em Não-Me-Toque a visita do escritor José Santos está agendada para os dias 15, 17 e 17 de junho. Será uma oportunidade para interagir pessoalmente com alunos e professores, ouvir as histórias locais e propor atividades em torno de sua experiência na literatura infantojuvenil.

Posteriormente, já de volta a São Paulo, onde vive, o autor escreverá o texto final contemplando 10 a 12 lugares escolhidos com base nos conteúdos gerados pelos alunos e em pesquisas adicionais.

As cidades escolhidas foram: Balsas (MA), Campo Verde (MT), Pparacatu (MG), São José dos Campos (SP) e Não-Me-Toque (RS).

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir