Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

3 de abril de 2017

Administração busca referências para ampliar videomonitoramento

Vice-prefeito levou equipe para avaliar sistema de Marau
Vice-prefeito levou equipe para avaliar sistema de Marau

Depois de conhecer como funciona o sistema de videomonitoramento da cidade de Cocal do Sul (SC), ocorrida em audiência pública no dia 3 de março, a Administração foi em busca de mais referências, buscando conhecer uma experiência bem sucedida no município de Marau (RS). Na manhã de terça-feira (28), o vice-prefeito Pedro Paulo Falcão da Rosa, a assessora jurídica Patricia Huppes e o coordenador de informática Gian Heller viajaram para conhecer o sistema “Olho Vivo Marau”.

O sistema que tornou-se referência no Estado surgiu por iniciativa da comunidade, em conjunto com a Associação Comercial e a Secretaria de Segurança Pública, custeado pelos Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário, Polícia Civil, Brigada Militar, OAB, Conselho de Segurança e entidades. As mais de 100 câmeras instaladas possuem a visualização de até 300 metros e zoom óptico de até 100 metros. Além disso, possuem capacidade de leitura de caracteres.

O sistema opera 24 horas por dia, sendo que uma equipe de profissionais faz o monitoramento das câmeras em tempo real. O que diferencia o Olho Vivo dos demais projetos de monitoramento no Estado é que esse sistema em específico consegue aproveitar todos os recursos tecnológicos oferecidos, como localização de todos os pontos onde se movimentou um determinado veículo, identificado por cor ou pela placa.

O sistema permanece na Brigada Militar e mantêm um espelho na Delegacia de Polícia, contribuindo para a investigação. De acordo com a equipe que apresentou o sistema para os não-me-toquenses, os índices de criminalidade diminuíram consideravelmente desde o início da implantação, que ocorreu gradualmente e ainda tem mais fases para ser implementado.

Sistema de monitoramento da cidade de Marau
Sistema de monitoramento da cidade de Marau

 

O sistema atual de Não-Me-Toque

Inaugurado em 2011, o Sistema de Videomonitoramento de Não-Me-Toque também opera 24 horas, possui atualmente oito câmeras instaladas em pontos estratégicos definidos através de um estudo e é um grande aliado da Brigada Militar e Polícia Civil. A Administração vem buscando ampliar este sistema para que desta forma possa oferecer mais segurança para a comunidade expandindo a vigilância para mais pontos do Município, inclusive para a zona rural.

- A segurança pública passou de ser uma preocupação dos grandes centros e tornou-se uma realidade para todos os municípios, já que todos sofrem com a violência. O alto desenvolvimento de Não-Me-Toque faz com que seja necessário o aumento na segurança, portanto visitamos o município de Marau para conhecer o projeto e buscar referências técnicas - comenta o vice-prefeito Pedro Paulo.

O Governo Municipal vai iniciar um estudo para viabilidade de um projeto semelhante ao do Município de Marau, para isso vai procurar a empresa desenvolvedora do projeto para dar início ao planejamento.
O prefeito Armando Roos espera contar com recursos de emendas parlamentares para viabilizar a ampliação do sistema de segurança.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir