Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

Apenas a chapa liderada por Neca Trennepohl Crestani concorre aos cargos

19 de abril de 2018

Após sentença judicial anulando eleição, Câmara volta a escolher Mesa Diretora para 2018

Apenas a chapa liderada por Neca Trennepohl Crestani concorre aos cargos

Marina Trennepohl Crestani – Neca, foi eleita efetivamente em sessão extraordinária no início da noite de ontem. A mesma composição que vinha atuando no comando da Casa Legislativa, foi eleita por cinco votos a favor, três contras e registro de um voto em branco.

A escolha da data da nova eleição ocorreu em comum acordo, em reunião dos Líderes de Bancada: Cláudio Trentin (PP), Alberto Maurer (PDT), José Gilberto Fritzen (PMDB) e Maiquel Delano Silva (PTB).

Segundo o artigo 32 do Regimento Interno, as inscrições das chapas devem ser protocolada na Secretaria da Câmara, no último dia útil de expediente da Câmara, anterior ao dia da sessão plenária, neste caso até às 17 horas de quarta-feira (18).

A única chapa inscrita repetiu a formação da composição atual que teve a eleição anulada pelo Poder Judiciário. Presidente, Marina Trennepohl Crestani (PP); vice-presidente Everaldo Quadros de Moura (PDT), 1º secretário Maiquel Delano Silva (PTB) e 2º secretário Beto Fritzen (PMDB).

Os demais vereadores, que entraram na Justiça pedindo a anulação do pleito, não apresentaram chapa. Betão Bacher (PMDB) votou a favor, Alberto Maurer (PDT), votou em branco e os vereadores do PP, Cláudio Trentin, Charles Morais e Paulão Rodrigues mantiveram o voto contra.

Entenda o caso

A eleição realizada em 11 de dezembro do ano passado foi anulada por sentença da 1ª vara do Judiciário por irregularidades como: ter sido votada conforme as regras do novo Regimento Interno aprovado na mesma sessão e ainda não promulgado; por receber 5 votos contrários e apenas 4 a favor, deixando de atingir a maioria simples.

Agora, sob o regime das novas regras do Legislativo, a votação foi nominal e aberta, devendo o vereador pronunciar o número da chapa na qual vota. Encerrada a votação, o presidente da Casa determina a inclusão do resultado em ata e proclama vencedora a chapa que obtiver a maioria dos votos dos membros da Câmara Municipal presentes na sessão.

ATUALIZADA 13H54 - 20/04/2018

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir