Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

15 de julho de 2016

Arquiteto é profissional indispensável

Um novo projeto, uma eforma, a avaliação de um imóvel na compra e paisagismo ganham qualidade e assertividade com o serviço do profissional da arquitetura. Nesta entrevista, a arquiteta urbanista Ylana Roehe revela questões importantes que devem ser consideradas na hora de planejar e executar uma obra – grande ou pequena -, na hora de comprar um imóvel pronto e até planejar o jardim da casa ou apartamento.

fachada
Projeto contempla cercamento com designe moderno que valoriza a casa

YLANA ROEHE | ARQUITETA URBANISTA

É comum o morador mandar fazer uma reforma a partir de uma ideia própria. Que riscos ele corre e como um profissional da arquitetura pode contribuir com o proprietário de um imóvel que está em uso?

YLANA ROEHE - Há muitos tipos de reformas e para serem realizadas com segurança é importante ter
acompanhamento profissional durante a obra, para que o proprietário fique livre de problemas futuros,
(como fissuras indesejadas, infiltrações....). No exemplo de uma reforma onde serão derrubadas paredes, deve-se ter certeza que a parede não tem função estrutural para que sua retirada não traga problemas para o imóvel, caso a parede seja apenas de vedação, o profissional irá analisar o local e planejar estruturas de reforço quando necessário.

Outro cuidado a tomar é com dutos de água, energia, gás, cabos de televisão ou de telefone que possam passar por ali, sendo importante que as plantas sejam consultadas. Se a reforma for através de revestimentos, existem hoje no mercado muitas opções, cada uma com suas características, especificações e melhores indicações de uso levando em consideração aspectos como o ambiente (interno x externo) o clima, etc. O profissional saberá indicar qual o material melhor se adapta ao meio no qual será inserido.

É grande a lista de materiais disponíveis para pisos e revestimentos em paredes. O que é mais adequado para o microclima desta região considerando a umidade?

YR - É difícil listar apenas um material de revestimento, pois em uma residência, por exemplo, temos
áreas úmidas (cozinhas/lavanderias) onde seria indicado um tipo de material, e áreas secas (quartos/
salas/ home office...), que podem ser especificados outros tipos de materiais. Além do cuidado com
ambientes internos e externos. Cada material possui suas características e é indicado para locais diferentes. Porém, o material que está em alta no mercado e que melhor se encaixa a vários ambientes, devido suas características é o porcelanato, que trata-se de uma placa de revestimento cerâmico compacta de baixa absorção de água, baixa porosidade, alta resistência a abrasão além de muitas variedades de acabamento.

Falando em clima, aqui no Sul, temos temperaturas extremas no inverno e no verão. O que pode contribuir para que um imóvel mantenha por mais tempo a temperatura interna, deixando o ambiente mais agradável e reduzindo a necessidade do uso de condicionadores de ar?

YR - O conforto térmico das edificações é um dos principais objetivos da arquitetura, para o ambiente
estar mais agradável, além de saber especificar materiais, como já foi comentado, é necessário, principalmente, projetar a favor das técnicas climáticas do local, levar em consideração a orientação solar, a percepção dos ventos, direcionando as aberturas de modo a aproveitar estes fatores climáticos, tanto para iluminação natural, quanto para ventilação, cuidado com a vegetação também é importante.

A vegetação externa contribui para o embelezamento do imóvel e também para reduzir o impacto da
temperatura externa. O profissional da arquitetura está habilitado para indicar as plantas ideais para inverno e verão?

YR - Sim, o arquiteto urbanista tem atribuições para executar projetos paisagísticos e indicar o tipo e
época ideal para cada vegetação e região.

Ao comprar um imóvel pronto, é indicado procurar a opinião de um arquiteto? Por que?

YR - Sim, pois o arquiteto irá avaliar o imóvel, como está sua estrutura, se há alguma patologia, e
verificar aspectos relacionados ao bem- estar, como iluminação e ventilação do ambiente. Além de dar
um parecer técnico sobre a região em que o imóvel está inserido.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir