Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

29 de junho de 2016

CDES busca apoio empresarial para sustentabilidade dos hospitais

Lideranças empresariais e de organizações conheceram situação dos hospitais e investimentos do município na saúde
Lideranças empresariais e de organizações conheceram situação dos hospitais e investimentos do município na saúde

Com o objetivo de buscar apoio da classe empresarial para viabilizar e melhorar o atendimento hospitalar em Não-Me-Toque o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) convidou empresários de Não-Me-Toque para o encontro realizado na manhã de sexta-feira (18), com café da manhã no auditório da Acint.

A comunidade de Não-Me-Toque é privilegiada, pois tem dois hospitais que buscam sempre qualificar o atendimento com investimentos no seu quadro pessoal e em sua infraestrutura proporcionado aos pacientes um atendimento qualificado, podendo vir a se tornar centro de referência regional em saúde.

Os membros do Conselho – Airton Roos, Antônio Piva, Gervásio Diel, Gilson Trennepohl, Helaine Gnoatto Zart, Ivan Fleck, Jeovani Pagliarini, Katiusca de Oliveira, Lizelote Krüger Battistella, Paulo Finguer e Willibrordus van Lieshout buscam envolver as empresas numa ação que possa viabilizar melhorias no atendimento hospitalar e contribuir para sua autosustentabilidade.

Helaine Gnoatto Zart, diretora do Jornal A Folha comenta sobre a motivação do Conselho em promover este dialogo que é de interesse de todos, trazendo a classe empresarial à mesa de discussões, a fim de buscar soluções em conjunto para contribuir com a Administração.

- O CDES foi criado pela prefeita como órgão consultivo, voltado a contribuir na resolução de alguns problemas e a saúde foi um deles. É de conhecimento de todos que tivemos uma mudança no sistema do plantão 24 horas que não deu certo porque o Estado firmou o convênio mas não pagou o serviço e não interessa às lideranças desta cidade que a população deixe de ter atendimento - disse Helaine.

Atualmente o custeio do atendimento da urgência e emergência prestado pelo Hospital Alto Jacuí é feito pelos Municípios de Não-Me-Toque, Victor Graeff e Lagoa dos Três Cantos que dividem o valor inicialmente acordado de R$ 183.000,00 mensais.

Os integrantes do CDES têm a preocupação de garantir este serviço continuamente, pois a verba pública garante o serviço somente até o fim de 2016, o que deixa o conselho em alerta devido aà mudança de gestão e a instabilidade econômica. Não-Me-Toque custeia o serviço com recursos do superávit da Administração Municipal e da Câmara de Vereadores.

Durante o encontro, o Secretário de Saúde Marco Costa e representantes dos Hospitais Alto Jacuí e Notre Dame apresentaram um balanço geral sobre suas situações financeiras, bem como seus planos de investimentos e sugestões acerca do assunto.

Após a apresentação, foi aberto o debate em que algumas ideias foram apresentadas pelos membros do conselho, e os participantes puderam se manifestar sobre o assunto proposto.

Sicredi Alto Jacuí tem projeto para destinar recursos da poupança aos hospitais
Sicredi Alto Jacuí tem projeto para destinar recursos da poupança aos hospitais

O presidente do Sicredi Alto Jacuí, José Celeste de Negri, anunciou que o programa de incentivo à poupança lançado em Carazinho beneficiando o Hospital de Caridade será implantado em Não-Me-Toque, podendo contribuir de acordo com a captação.

Os empresários participaram basicamente como ouvintes. A crise econômica inibe qualquer iniciativa de dispêndio financeiro no momento, mas a expectativa dos CDES é de que a conversa possa evoluir para ações concretas.

Ficou claro que os hospitais estão conscientes que precisam investir em equipamentos e estão fazendo isso para melhorar o diagnóstico e o atendimento atraindo profissionais médicos de diferentes áreas, o que pode melhorar o índice de ocupação dos leitos e o faturamento, tornando os hospitais mais independentes dos recursos públicos que são cada vez mais escassos nos âmbitos estadual e federal.

Hospital Notre Dame Julia Billiart tem projeto para investir no atendimento especializado
Hospital Notre Dame Julia Billiart tem projeto para investir no atendimento especializado

Rafael Scolari, coordenador administrativo da rede de Hospitais ND disse que com o rompimento do convênio com o Estado para o atendimento Portas Aberta de Urgência e Emergência, o Hospital Julia Billiart vai se voltar para o atendimento especializado. A entidade aguarda a liberação de R$ 500 mil de emenda parlamentar do deputado Giovani Cherini para os próximos dias e vai dar início à reforma e do ambulatório. Outro projeto que vai receber investimento é a unidade geriátrica de longa permanência.

Beneficência Alto Jacuí está executando melhroias em sua estrutura  para instalar novos equipamentos de diagnóstico
Beneficência Alto Jacuí está executando melhroias em sua estrutura para instalar novos equipamentos de diagnóstico

O administrador do Hospital Beneficência Alto Jacuí, Clóvis Traesel, apresentou os projetos de reforma e melhorias que estão sendo implementados, como o centro de exames por imagem e o centro obstétrico. Enumerou os novos equipamentos adquiridos, como ultrassom, colonoscópio, raio-x além de aparelhos para o bloco cirúrgico e outros.

A reunião terminou com a decisão de formar uma comissão com membros dos poderes público, Executivo e Legislativo, dois membros do CEDS e três que serão indicados pela Acint para trabalhar em propostas que possam buscar o apoio efetivo das empresas.

Teodora Lütkemeyer, prefeita de Não-Me-Toque, disse sair satisfeita deste encontro e parabeniza o CDES e os empresários pelo interesse. Destaca que a complexidade do assunto faz com que seja necessário um estudo e cautela na tomada de decisões.

- O encontro foi o primeiro passo dado pelo grupo para buscar soluções para a saúde pública do Município, pois percebemos a preocupação e interesse de todos, porém sabemos que é um assunto delicado e que demanda muito estudo, ainda mais por estarmos com um cenário econômico desfavorável e que precisa de cautela - disse a prefeita.

Participando a prefeita Teodora Lütkemeyer, os prefeitos Cláudio Alflen e Sérgio Lasch e secretários municipais, a presidente da Câmara de Vereadores Paula Samuel van Schaik, os vereadores Gilson dos Santos e Antoninho Baldissera, o presidente da Acint Cristiano Farias de Lima, dirigentes de entidades e de empresas, além dos membros do CDES e imprensa.

Reunião terminou com proposta de formar omissão para apresentar propostas
Reunião terminou com proposta de formar omissão para apresentar propostas

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir