Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Chuvas esparsas
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

22 de maio de 2015

Concurso Redação Premiada Opportunity

Professora Cleudes Schenatto, diretor da Opportunity Diozer Calagari, estudante Mariana Kayser, diretor do Solano Cleomar Fritzen, estudante Camila Koehler e a professora Janice Bertani Galvagni
Professora Cleudes Schenatto, diretor da Opportunity Diozer Calagari, estudante Mariana Kayser, diretor do Solano Cleomar Fritzen, estudante Camila Koehler e a professora Janice Bertani Galvagni

A Opportunity Educação Profissional premiou com dois Notebooks os vencedores do concurso Redação Premiada. A proposta do concurso voltado para alunos do Ensino Fundamental e do Médio foi abordar os escândalos, corrupção, falhas no sistema de saúde e segurança, que geram descontentamento da população, propondo medidas para mudar este cenário do país, caso como se fossem os governantes.
As redações foram avaliadas pela professora de Língua Portugues Cleudes Schenatto, e deveriam ter um mínimo 20 linhas. Ganharam o concurso pelo Ensino Fundamental Camila Koehler e Ensino Médio Mariana Kayser.

Redações vencedoras
O Brasil atual
Camila R. Koehler
Escola Municipal Nossa Senhora de Lourdes, 9º ano
Escrever sobre a atual gestão política – financeira do Brasil é algo que muitos já estão cansados, outros consideram perda de tempo e dizem que a política brasileira é algo que o povo deve manter distância. São pensamentos como estes que deram ao nosso governo a liberdade de tomar atitudes das quais sentimos vergonha.
Hoje, nosso país sofre com sérios problemas financeiros, causados por atitudes ou situações de nosso governo a nós parecem ser o fim do país. A corrupção tomou conta das autoridades e jorra sobre o povo a revolta de um criminoso favorecido pela impunidade, infelizmente é esse criminoso que nos dirige.
O Brasil vive com uma terrível educação e uma saúde pública desprezível. Enquanto nossa maior empresa é acometida de roubos e desvios monetários, esses desvios estão nos levando a uma grande crise, deixando nosso país “endividado até o pescoço”. Alguém vai ter de pagar essas dívidas, você tem dúvida de quem vai ser?
Vai ser eu e você. Nós que trabalhamos duro para com sorte custear um plano de saúde, afinal se dependemos do SUS... Eu como adolescente buscava sempre respostas para tanta corrupção, culpava pessoas, partidos mais junto com a maturidade veio à resposta: Nós! Nós somos os culpados por esta situação, se o deputado rouba, nós a colocamos lá. Se a presidente não se importa, ela não recebe esse cargo por vontade própria apenas, você a levou ao palácio.
Diante de tantos problemas dessa gestão política – financeira, temos uma única escolha, nossa voz! Vamos aproveitar esse recurso e mostrar que quem manda em uma Republica é a maioria, nós somos essa maioria. Eu sonho com o dia em que toda a indignação ao povo brasileiro transforme-se em ação. E assim pessoas melhores instala-se-rão em nosso governo e gritaremos ao mundo que foi difícil mas mudamos nosso jeito de fazer política!
Não vou ser hipócrita dizendo que se eu fosse a presidente tudo seria diferente, por isso apoio alguém que tenha a responsabilidade suficiente e, principalmente respeite o povo trabalhador brasileiro.

DSC_5257
O Brasil da atualidade
Mariana Kayser
Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano, 2º ano
Atualmente estamos enfrentando em nosso país diversos escândalos envolvendo pessoas importantes, em sua maioria políticos. Os acontecimentos estão vindo à tona, e as pessoas resolveram se manifestar sobre o que acham estar errado. Porém, vamos analisar melhor esta situação: Sim, existem inúmeras coisas erradas sendo feitas em nosso país.
Sim, estão roubando tanto dinheiro que nem fazemos ideia, e sim, fomos nós, povo brasileiro que elegemos essas pessoas para serem nossos governantes. A Petrobras quase quebrou o preço de nossos combustíveis quase dobrou, e há pessoas que se mostram contra as manifestações. Mas se fica mais caro para transportar tudo o que precisamos, consequentemente o preço de tudo aumenta, quase como um efeito dominó.
Entretanto, devemos avaliar todos os aspectos dos fatos, as pessoas que não concordam com os protestos apenas tem uma visão diferente. Pensando bem, adianta protestar, fazer tudo parar e na próxima eleição votar no mesmo partido? Não. Precisamos nos conscientizar que o Brasil é um país com potencial para crescer e se destacar, mas é muito cômodo eleger um governo que permita que você vivia na base do Bolsa Família, Vale Gás etc.
Para um país ir para frente todos precisam cooperar, não importa se você trabalha em uma grande indústria ou pequeno comércio, de alguma forma isso irá afetar o PIB da cidade e do país, o que acaba interferindo em todo Brasil.
Então, o que deveria mudar são as pessoas, o modo como se acomodam a uma situação e a satisfação pela maneira de suas próprias vidas andarem, porque para mudar de verdade começa aos poucos. Mais oportunidades e facilidades de estudo, e menos ganho de “peixe pronto”, já seria um grande avanço.

DSC_5260

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir