Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

30 de abril de 2015

Conscientização ao combate a hipertensão

Quem passou pela Praça foi convidado a conhecer mais sobre a hipertensão e maneira de prevenir a doença
Quem passou pela Praça foi convidado a conhecer mais sobre a hipertensão e maneira de prevenir a doença

No dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão. Para reforçar os riscos desta doença silenciosa, a Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque organizou, na segunda-feira (27), uma ação alertando e informando a população.
Instalados na Praça Dr. Otto Schmiedt, as agentes de saúde e enfermeiras mostravam aos transeuntes quais os alimentos com alto teor de sódio e opções de baixo teor de sódio, uma das principais causas da hipertensão. Assim muitas pessoas puderam tirar duvidas quanto à boa alimentação. A equipe da Secretaria da Saúde também verificou a pressão arterial dos visitantes.
Wanderlei Wojahn, que esteve no local, disse que há dois descobriu que tinha pressão alta e acha importante ter atividades como essa de conscientização, mas as pessoas precisam realmente mudar de hábito para não sofrer as consequências.
- Quando descobri que tinha pressão alta cortei totalmente frituras, carnes gordurosas e reduzi o sal na comida. Tento sempre manter a alimentação saudáveis porque sei que é para o meu bem – disse Wanderlei.
A prefeita Teodora Lütkemeyer também esteve no local da ação, cumprimentou a equipe da Secretaria da Saúde aproveitou para conferir como estava sua pressão arterial. Para vencer a agenda sempre cheia e as preocupações do cargo que ocupa, Teodora disse que mantém um horário na academia e realiza exercícios com regularidade, além de cuidar da alimentação.
Hipertensão
A pressão arterial é a força que o sangue exerce na parede das artérias e quando essa força aumenta as artérias oferecem resistência para a passagem do sangue, a pressão fica acima de 140x90mm Hg, e quando é avaliada mais de uma vez é denominada hipertensão. Os números são referência para pessoas acima de 18 anos, após repouso de 15 minutos.
No Brasil estima-se que cerca de 20% da população é portadora de pressão alta, sendo que 50% dos obesos tem a doença. Os principais fatores de risco para quem é hipertenso são hábitos alimentares irregulares com elevado consumo de sal e produtos industrializados, sobrepeso ou obesidade que aceleram em até 10 anos o aparecimento de doença, cigarro, stress, hereditariedade, diabetes e envelhecimento.
A maioria das pessoas não apresentam sintomas específicos da hipertensão, como dor de cabeça, tontura, rosto avermelhado, sangramento no nariz e cansaço, sintomas que podem aparecer e ser confundidos, pois são frequentes até mesmo em pessoas com pressão normal. Quem não trata a pressão arterial está propenso a sofrer danos no cérebro, olhos, coração e rins.
A prevenção pode ser feita diariamente, através de bons hábitos alimentares, exercício físico, não ficar estressado e manter o peso saudável. Fazer exames anualmente para avaliar a saúde também ajuda.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir