Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

6 de março de 2015

Em uma Mulher não se bate nem com uma flor ...

cabeçalho_coluna_charles

Você sabia que a cada duas horas uma mulher é morta no Brasil? A lembrada frase do compositor pernambucano, Capiba: “Em Uma Mulher não se bate nem com uma Flor” é pertinente de ser lembrada, quando nos aproximamos da comemoração de mais um Dia Internacional da Mulher. Temos que abraçar as mulheres, neste domingo dia 8 pelo seu dia, mas também é preciso refletir sobre a violência a este gênero, muitas vezes, frágil e indefeso.
Alguns “homens” - se é que podemos considera-los homens - ainda hoje agem com instinto desumano, submetendo a mulher à violência, rebaixando-a e agredindo-a intelectualmente, psicologicamente, moralmente e fisicamente.
Não acredito que homens de verdade ajam desta forma e, sim, os covardes, os projetos de gente, os seres desequilibrados, porque não dizer animais.
Apesar de hoje existir a Lei Maria da Penha - nº 11.340 - de 7 de agosto de 2006, que cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher, ainda vivemos num retrocesso cada vez maior. Um exemplo é nosso Estado no qual, no atual Governo, a Secretaria da Mulher, foi extinta. Esta que era responsável especialmente em trabalhar com políticas públicas para diminuir a violência contra a mulher.
Quando conhecemos a realidade, em nosso Município e demais regiões, notamos que ainda falta muito para que esses seres parem de bater, ferir ou até mesmo matar as mulheres.
Rosana Simpson afirma: “Esses monstros agressores são elementos perigosos, psicóticos, alcoólatras, drogados, desajustados, inseguros e agem animalescamente como autênticos covardes”.
Sabemos que dentro de quatro paredes, quando acontece a violência não existe testemunha, e muitos repetem o famoso ditado: “Em briga de marido e mulher, não se mete a colher...!!!”, o que é totalmente inaceitável. Parentes, familiares amigos devem denunciar. Aliás, qualquer pessoa pode denunciar sem se identificar. Disque Denúncia: 180, Brigada Militar: 190.
Há dois anos participo como vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, onde pude conhecer o quanto precisamos avançar, quando se fala em violência contra mulher.
Segundo um estudo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), nos últimos dez anos, 50 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. Todos os dias, são 15 vítimas fatais. Pelo menos 40% dessas mortes foram cometidas por companheiros das vítimas. Que esta realidade, possa ser mudada ano a ano, que a mulher seja valorizada, empoderada, independente, reconhecida, que o dizer “Em uma mulher não se bate nem com uma Flor”, seja de fato realidade.
Com carinho, desejo a todas as mulheres um feliz Dia da Mulher.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir