Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

20 de novembro de 2015

Entusiasmo marcou comemoração do centenário da Sociedade de Cantores Gonçalves Dias

A região do Alto Jacuí começou a ser colonizada por imigrantes alemães em 1897. Na bagagem das famílias de colonos vinham ferramentas, alguns móveis, utensílios domésticos, livros, poucos pertences, mas muita esperança. Movidos por esta esperança, os imigrantes se agrupavam e, juntos, construíram as estruturas das comunidades: templo religioso, escola, salão comunitário. Nessas aglomerações nasceram organizações que sedimentadas no desejo de manter a identidade, venceram o tempo, como a Sociedade de Cantores Gonçalves Dias, enraizada na localidade de Invernadinha, município de Não-Me-Toque.

Membros, coralistas e autoridades regionais parabenizaram o centenário do Coral Gonçalves Dias
Membros, coralistas e autoridades regionais parabenizaram o centenário do Coral Gonçalves Dias

Fundada oficialmente em 15 de novembro de 2015, esta sociedade cujo único objetivo é manter vivo o canto coral, preservando alguns hinos cantados em língua alemã, é uma das raras instituições que chegam a um século de existência. A conquista foi comemorada no dia do aniversário de 100 anos, com homenagens, lançamento do DVD contando a história da Sociedade de Cantores Gonçalves Dias e apresentação do hino “Centenário”, composto especialmente para a ocasião pelos coralistas (letra) e arranjo do professor Timóteo Klesener.

O presidente Egon João Berwig abriu a solenidade lembrando com emoção os pioneiros que fundaram a Sociedade Gonçalves Dias, mantida por gerações até esta data em que completa o centenário. Agradeceu a dedicação de todos que se envolveram na organização da comemoração, aos patrocinadores e apoiadores.

Homenagem aos ex-presidentes e regentes
Homenagem aos ex-presidentes e regentes

- Esta confraternização é levada a efeito em função da dedicação de todos os integrantes do Coral Gonçalves Dias, cuja fonte e eixo são seus cantores e regente. A estes abnegados colaboradores, nossa gratidão – destacou Egon Berwig.

Galeria de Ex-Presidentes
A dedicação ao cargo teve um momento de homenagem durante a solenidade com o descortinamento da Galeria de Ex-Presidentes onde foram instaladas as fotografias de: Arno Roberto Auler, Egon João Berwig, Jair Haenel, Romeu Neuls e Sérgio Luiz Berghahn, junto com os ex-regentes, Ilson João Berres e Lainir von Fruhauf.
Por iniciativa do casal Lúcio e Maura Loesch, junto com os filhos, Luciano e Roger, e do casal Antherio e Cecília Scharlau Graff, foi entregue ao casal presidente, Egon João Berwig e Tânia, uma placa alusiva ao centenário, para ser afixada na galeria.

DSC_2189
Erni Sawadinscky condecorado pelos 60 anos de participação no coral

Homenagem aos cantores jubilados
Em nome da Deutcher Chorverband, da Alemanha (Associação Alemã de Coros), seu representante na região, professor Elói Edmudo Franz, foram homenageados sete cantores.

- Este é um momento de muita alegria. A Alemanha reconhece a dedicação destes homens que vêm preservando o canto coral e mantendo um vínculo com a terra natal de seus antepassados, enviando agulhas jubilares pelo mérito da participação ininterrupta no Coral Gonçalves Dias.

60 anos: Edemar Osvaldo Scheffel, Elmo Erno Kuhn, Erni Sawadinscky e Romeu Neuls
50 anos: José Silvano Müller e Waldir Drehmer
40 anos: Dirceu Grahl

A regente Clecilde Berres Junges recebeu o Diploma conferido pela Associação Alemã de Coros em homenagem ao centenárioEloi Frantz também entregou o Diploma conferido à Sociedade pela Deutcher Chorverband à regente Clecilde Berres Junges, que sucede seu pai, Ilson João Berres, que por sua vez também sucedeu seu pai, Walter Berres.Na apresentação, o Coral interpretou o hino Soe in Tag e o alegre hino Centenário, especialmente composto para a ocasião, com contribuição dos cantores para a letra e partitura do professor Timóteo Klesener. O cantor Rafael Andreoli, o mais recente coralista, recebeu o botton comemorativo representando simbolicamente os demais cantores.

Moção de Louvor da Câmara de Vereadores: Imagem - Foto Choks
Moção de Louvor da Câmara de Vereadores: Imagem - Foto Choks

Calendário Municipal de Eventos
A prefeita Teodora Lütkemeyer ressaltou o caráter intermunicipal do Coral e a alegria de participar das comemorações do centenário.

- A apresentação do vídeo que traz a história de desbravadores desta terra, lutadores que além do canto coral, cultivaram a amizade e a união, construindo uma história que é preservada por seus descendentes foi um momento de emoção que comprova o valor da manutenção desta entidade – afirmou Teodora.

A prefeita entregou ao presidente Egon Berwig uma cópia da Lei Municipal nº 4.6012/2015 que instituiu a comemoração dos 100 anos da Sociedade de Cantores Gonçalves Dias como Evento Oficial do Município.
Moção de Louvor. O presidente do Poder Legislativo Municipal, Ibanêz de Quadros, entregou a Moção de Louvor, em homenagem aos 100 anos do Coral Gonçalves Dias, de sua iniciativa que foi subscrita pelos demais vereadores, com o objetivo de enaltecer e reconhecer o trabalho cultural desenvolvido na comunidade de Invernadinha.

Prefeita incluiu evento no Calendário Oficial do Município
Prefeita incluiu evento no Calendário Oficial do Município

Diretoria
Presidente Egon João Berwig
Vice-presidente, Edio Enir Grahl
Secretário, Sérgio Luiz Berghahn
Tesoureiro, Waldir Drehmer
Porta-Bandeira, Willibaldo Berghahn
Regente, Clecilde Berres Junges
Conselheiros: Ilario Valdemar Knack, José Silvano Müller e Rudimar Sprandel

Agradecimento
Os organizadores registraram agradecimentos ao Coro Misto, Clube de Mães Carolina e Grupo de Terceira Idade pela contribuição para as reformas e adaptações realizadas para atender as exigências do Plano de Prevenção e Combate a Incêndio.

Recebeu agradecimento especial a professora Clenice Berres Berhghan, pela contribuição na organização da solenidade comemorativa; o integrante da sociedade, Lúcio Loesch, que fez a pesquisa histórica nas atas para o texto do DVD, junto com sua esposa Maura.

Prestigiaram o evento as famílias da comunidade de Invernadinha, pessoas ligadas à história do centenário que vieram de outras cidades, além dos patrocinadores e das autoridades: prefeitos, Teodora Lütkemeyer (Não-Me-Toque), Cláudio Alflen (Victor Graeff) e Verno Müller (Tio Hugo); a secretária da Educação, Cultura e Desporto, Griselda Scholze Blau; o presidente da Câmara de Vereadores, Ibanez de Quadros; Eloi Edmundo Franz, representante da Deutcher Chorverband; Enio Schroeder, vice-presidente da Cotrijal; Paulo Finger, diretor da Augustin & Cia Ltda; Jaime Junges, presidente do Coro Misto de Invernadinha; Valdemar Wiedtheuper, sócio apoiador; O pastor da IECLB de Victor Graeff, Cláudio De Marchi e frei Laerte Reis, vigário da Paróquia Católica de Não-Me-Toque.

Imagens da solenidade dos 100 anos do Coral Gonçalves Dias de Invernadinha 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir