Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

29 de novembro de 2016

Escola Carlos Gomes comemora centenário

No pátio, a comunidade escolar e os convidados cantaram parabéns junto ao bolo dos 100 anos depois do abraço á escola, dia 1º de abril de 2016.

 Educandário é o primeiro da Rede Municipal de Ensino a completar 100 anos

Fundada em 1º de abril de 1916, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes, da localidade de Bom Sucesso, interior de Não-Me-Toque, celebrou 100 anos de ensino.
A escola pública mais antiga do município de Não-Me-Toque resgatou, ao longo do ano, através do projeto “Faço parte dessa história”, momentos, fatos e histórias que marcaram a trajetória do educandário.
A programação, iniciou em fevereiro deste ano com apresentação do banner e lançamento da página no Facebook para buscar depoimentos, fotografias e histórias da escola; teve no mês de março o envolvimento de professores e alunos para a criação do painel de parabéns que foi apresentado no dia 1º de abril, data da fundação. Neste dia teve apresentação do resgate histórico, apresentação da biografia da primeira professora, Dona Ema, canto de parabéns, abraço à escola e bolo.
No dia 5 de novembro foi encerrada a programação comemorativa com celebração de culto de ação de graças na Igreja da Comunidade de Bom Sucesso, pelos freis franciscanos Leopoldo Frankowiski e Laerte Reis. Ainda na igreja ocorreu a entrega da Moção de Louvor pela prefeita Teodora Lütkemeyer, presidente da Câmara de Vereadores, Paula Samuel van Schaik e secretária da Educação Cultura e Desporto, Griselda Sholze Blau.
A diretora da Escola Carlos Gomes, Karin Dias, que organizou a programação junto com a equipe diretiva e as professoras, avalia como muito satisfatório o resultado dos eventos do ano.
- O tema desenvolvido durante o ano letivo de 2016, “Escola Carlos Gomes, 100 Anos Educando para a Vida, Faço Parte desta História” teve a intenção de resgatar a história da escola e sua importância para a comunidade na qual está inserida, percebendo as transformações já ocorridas e buscando criar condições para uma escola respeitada, valorizada e comprometida com a formação do cidadão de espírito crítico e participativo – destacou Karin Dias.

Eventos do ano
FEVEREIRO – apresentação do banner e lançamento da fanpage.
MARÇO – criado o painel de parabéns.
ABRIL – apresentação do resgate histórico, biografia da primeira professora Ema Rodrigues de Freitas e abraço à escola.
MAIO – criação de slogan e Chá de Memórias, organizado pelas professoras Eliane e Eli, com convidadas.
JUNHO - Projeto Meio Ambiente com a bióloga Carolina Quadros, painel fotográfico, dia da pizza e festa junina.
JULHO – Releitura da foto de Carlos Gomes.
AGOSTO – Gincana do estudante, palestra por ex-alunos oficina de turno inverso.
SETEMBRO – maquete (educação infantil e 1] ano), acróstico (2º e 3º anos), produção de poemas (4º ano) e produção de paródias (5º ano). Lançamento da rifa Dia da Criança.
OUTUBRO – palestra com ex-professores, foto do que mais gosta na escola (alunos dos anos finais), Dia da Criança e gincana.
NOVEMBRO – Dia da Família na Escola, socialização dos trabalhos realizados durante o ano separados por temas, Culto de Ação de Graças, teatro, brinquedos infláveis, apresentações, almoço e urna do tempo.

História
Fundada em 1º de abril de 1916, a escola de Bom Sucesso primeiramente era denominada Escola Olavo Bilac. A primeira professora nomeada foi Ema Schmitt Rodrigues de Freitas, que além de lecionar para os alunos do 1º ao 5º ano, também era merendeira e auxiliar de serviços gerais.
Em 1976, a escola que até então era de madeira passou a ser de alvenaria, com duas salas, secretaria e banheiro. Em 1989, tornou-se escola polo, pois as escolas dos arredores foram fechadas e em consequência disso, passou a receber mais alunos e professores.
Atualmente a escola Carlos Gomes têm 130 alunos, do Ensino Infantil até o 9º ano do Fundamental. Pelo turno da manhã, do 5º ao 9º ano e pelo turno da tarde, do Jardim ao 4º ano. Todas as salas de aulas são equipadas com ar condicionado e data show com internet.

Inaugurada sala para a biblioteca

Teodora Lütkemeyer, a secretária da Educação Griselda Blau e a presidente do Legislativo Paula van Schaik abriram oficialmente a sala.

Contribuindo para a valorização do educandário, o Governo Municipal inaugurou uma sala específica para a biblioteca.
Na manhã de 5 de novembro, foi inaugurada a Biblioteca Escolar Professora Ema Rodrigues de Freitas, uma homenagem à primeira professora da escola.
A Biblioteca compreende uma área de 37,5m², na qual a Administração, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, investiu R$ 35.936,16, com recursos próprios do Município.

História da homenageada
A professora Ema Schmitt Rodrigues de Freitas nasceu em 3 de dezembro de 1884 e foi nomeada em 1º de abril de 1916.  O jornal "O gaúcho" cita os nomes dos professores que exerciam, na época, a árdua missão de ensinar, como mestres estaduais. “para o 4º distrito de Carazinho: Ema Rodrigues de Freitas, para a comunidade de Bom Sucesso.” A educadora faleceu no dia 8 de maio de 1976, e foi sepultada em Não-Me-Toque, no Cemitério da Comunidade Evangélica.
Prestigiando o evento, a prefeita Teodora Lütkemeyer destacou a importância da EMEF Carlos Gomes na história do Município e da satisfação em inaugurar o espaço de aprendizado e cultura no ano em que a escola completa 100 anos de história.
- É com imensa alegria que hoje estamos aqui inaugurando este espaço que vai somar ainda mais na educação dos alunos e entra para a história da escola em seu centenário. Parabéns a toda comunidade escolar de Bom Sucesso - disse a prefeita.
Foto
Escola ganhou uma sala específica para os livros, para leitura e contação de histórias. Diretora Karin dias, vice Carla van Riel, prefeita Teodora Lütkemeyer, a secretária da Educação Griselda Blau e a presidente do Legisaltivo Paula van Schaik abriram oficialmente o espaço dos livros

Revista
O projeto “100 anos Educando para a Vida: Faço parte desta História”, desenvolvido durante o ano do centenário, teve a coordenação da diretora Karin Dias e da professora Eliane de Quadros, que contaram com a participação ativa de todos os professores e a colaboração da comunidade escolar.
O resgate da história e o registro das atividades comemorativas poderão ser registrados em uma publicação que será lançado na Expodireto 2017. O anúncio foi feito pela prefeita Teodora Lütkemeyer durante a celebração dos 100 anos.
- O Governo Municipal quer contribuir para que todo o trabalho de resgate histórico desenvolvido pela direção da Escola Carlos Gomes e a comunidade escolar fique registrado, garantindo assim a preservação desta memória – anunciou Teodora.
De acordo com Teodora, o prefeito eleito Armando Roos, foi consultado e autorizou a anúncio da publicação de uma revista contemplando a história do educandário.

Alunos finalistas construíram a cápsula do tempo para ser aberta em 10 anos.

Cápsula do tempo
Os alunos do nono ano, junto com a professora de Geografia, Nilsi Reni Kuhn, decidiram deixar uma marca na comemoração do centenário da Escola Municipal Carlos Gomes.
Definiram que a melhor maneira de registrar a passagem pela escola, os laços afetivos construídos ao longo dos anos seria criar uma cápsula do tempo. Com a aprovação da direção, construíram a cápsula de concreto e no dia 5 de novembro, depositaram no locas os objetos selecionados: fotos, cartas escritas para si mesmos, vídeos gravados em pen drive, camiseta da turma, uma edição da semana do Jornal A Folha, entre outros.
No ato de instalação da cápsula, definiram que em 10 anos, no dia 26 de dezembro de 2026, todos deveriam se fazer presentes no local para a abertura.

“Todos deixamos marcas por onde passamos, estas podem ser positivas ou negativas, cabe a nós escolher”. 9º ano 2016 EMEF Carlos Gomes, Bom Sucesso, Não-Me-Toque/RS.

Todas as turmas homenagearam a escola.
Todas as turmas homenagearam a escola.

PRESENÇAS: prefeita Teodora Lütkemeyer, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Paula Samuel Van Schaik, secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Griselda Blau, presidente do Conselho Municipal de Educação, Darci Bueno da Silva, diretora da Escola Municipal Ensino Fundamental Carlos Gomes, Karin Letícia Dias, presidente do Conselho Municipal de Alimentação Escolar Elisandra dos Santos, freis Leopoldo Frankowistki e Laerte Reis, da Igreja Católica, presidente do Conselho de Pais e Mestres da Escola, Lilian Gobbi, representante do Conselho Escolar, Paulo Schwalbert, vereadores Everaldo Quadros de Moura e Carlos Alberto Bacher, secretários municipais – Katiusca de Oliveira, Naor Kümpel, Oli dos Santos, Noeli Marchi dos Santos e Marco Costa -, coordenadoras pedagógicas da SMECD, Clenice Berghahn e Magali Böhler, professores, servidores, alunos e comunidade.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir