Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

30 de agosto de 2016

Escritor italiano lança obra sobre a vida de Garibaldi

O livro é de grande tamanho, 27 cmx21. Conta 274 páginas em cores e é cheio de fotos
O livro é de grande tamanho, 27 cmx21. Conta 274 páginas em cores e é cheio de fotos

A primeira semana de setembro, no início das celebrações da Semana Farroupilha, será publicado o livro histórico-atualizado, do escritor e jornalista italiano Mauro Gavillucci, intitulado: “Um italiano Seguindo o Camino de Garibaldi , José e sua Anita, entre Brasil, Uruguai e Argentina”. O livro foi publicado em italiano, em 2011, na ocasião do 150º aniversário da unificação da Itália. A tradução em português tomou um longo tempo e com a ajuda de várias pessoas, portugueses e brasileiras. Não foi muito fácil, porque Gavillucci escreve de um modo muito figurativo, muitas vezes usando trocadilhos e com muita ironia e não se pode traduzi-lo literalmente. Na verdade, esse parece um bom trabalho, entre outras coisas, acompanhado por cerca 700 ilustrações, incluindo fotos, imagens, mapas e desenhos feitos à mão.

Para escrever o livro, o autor embarcou numa viagem aventureira, com um carro alugado, mais de 13.000 km, entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Uruguai e o norte da Argentina.
“De viagem, eu fiz muitos”, diz o autor, “mas isso, a descoberta de Garibaldi, fez-me viver emoções desconhecidas. É provavelmente a viagem mais intensa da minha vida ... e ao que parece, ainda não está terminado”.
No caminho, Gavillucci recuperou uma mala gigante de livros, coletados de cidade em cidade. Mesmo Julio Maria Sanguinetti, o duas vezes presidente da República do Uruguai, deu-lhe um livro, intitulado “Garibaldi”, escrito com sua esposa, em homenagem ao herói de dois mundos.

Além disso, nesta edição brasileira, Gavillucci edita um furo histórico, tendo publicado pela primeira vez, a existência, estabelecida, de um tataraneto e uma bis-tataraneta do herói , que ambos vivem em Entre Rios argentino.

Como diz o escritor Adilcio: “Duas grandes histórias, com motivações diferentes! É assim que exprimo, resumidamente, o sentimento que tive ao ler a obra de Mauro Gavillucci, que me confiou a honra e o prazer de prefaciar.  A primeira historia desta obra resgata uma epopéia de quase dois séculos, com desdobramentos e conseqüências até hoje sentidas e narradas em todos os continentes do mundo moderno. Trata-se do passo-a-passo de Giuseppe Garibaldi na América, em busca de seus ideais libertários, narrando as transformações que protagonizou com seus audaciosos atos de coragem, suas paixões e romances, que também desnuda o caráter humano do protagonista, sem renunciar a sua enérgica ação quando sua quimera era afrontada. Concomitante, a obra detalha o passo-a-passo de Mauro Gavillucci na América em busca das muitas respostas sobre as ações e os fatos protagonizados por Garibaldi, que até então eram desconhecidos ou estavam envoltos em especulações históricas pela falta de uma meticulosa e aprofundada pesquisa, muitas vezes dificultada pelo descuido e a lastimável falta de zelo ou perda dos documentos históricos e registros públicos”.

Outra característica especial do livro é o modo em que foi escrito. Em uma das páginas iniciais “Instruções de uso”, se explica ao leitor que se pode ler, primeiramente, só os capítulos ímpares e depois as pares, ou vice-versa. Nos capítulos ímpares, Mauro conta na primeira pessoa o que acontece, não limitado ao objeto da viagem. Nos capítulos pares, se fala só dos 12 anos de Garibaldi na América Latina e das suas muitas aventuras.

É correto salientar a iniciativa sócio-educacional que está por trás do projeto. De fato, Mauro Gavillucci e seu parceiro, Fernando Costamilan, presidente da associação cultural  Atalaia  de São José do Norte (RS), lançaram uma iniciativa em favor de estudantes de escolas agrícolas e turísticos do Rio Grande do Sul: o “Bolsa de Estudo Anita”. Para cada livro vendido, R $ 5 serão destinados em uma conta bancária aberta especificamente,  que será visível e transparente, on-line.

“Adoro viajar. A viagem é o melhor remédio do mundo. E viajar, aprendindo, acho que é uma das melhores coisas que podem acontecer a um jovem. E então, gosto de compartilhar minhas alegrias e fazer para que outros, possam aproveitar das boas oportunidades”, disse à imprensa, o autor da Aprilia.

Não se esqueça que neste trabalho se conta, quase em tempo direto, uma das histórias mais românticas da história humana: aquela entre José e Anita, uma moça de 18 anos, que largou tudo para se aventurar com este corsário italiano, já famoso e arrasa corações.

O livro é de grande tamanho, 27 cmx21. Conta 274 páginas em cores e é cheio de fotos.

Para mais informações: mauro.gavillucci@gmail.com

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir