Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

7 de fevereiro de 2014

Expodireto mudou a vida dos não-me-toquenses

Obras de ampliação do hotel ficam prontas até a feira

Quando a Expodireto - uma das maiores feiras do agronegócio do país - se aproxima, a cidade assume uma nova identidade. Um mês antes do evento, que dura cinco dias, a cidade já sofre um aumento populacional. Cresce também o movimento nas estradas, nos estabelecimentos comerciais, com consequente aumento da procura por bens de consumo e serviços. Na mesma proporção que aumenta a oportunidade de ganhar dinheiro com a nova demanda, os moradores precisam disputar espaços com a população flutuante de montadores, expositores e visitantes, além da concorrência com os novos consumidores.
Fora o público visitante, a estimativa é de que a população aumente em cerca de três mil pessoas que passam a usar os serviços. Grande parte se hospeda nos hotéis, casas e alojamentos. Dados da Corsan apontam que neste período o consumo de água aumenta 30%. A média diária de consumo de água em Não Me Toque é de cerca de 3 mil e 700 metros cúbicos e chega a cerca de cinco mil metros cúbicos de água por dia durante os dias da feira.
Com tanta gente nova circulando, é natural que a rotina dos nativos mude.

De plantão
O gerente da Loja Weber - que atua na venda de material de construção da cidade-, Leandro Weber, diz que nos dias que antecedem à feira a loja costuma permanecer de plantão para dar suporte aos montadores dos estandes.
- Nesse período nossa loja disponibiliza material para acabamento e parte final das obras com um aumente de 20 a 30% nas vendas – comentou.
Cordas, pregos, cabo, peças, tinta, ripa, fio são vendidos para conclusão das obras no parque da Expodireto. Segundo Leandro, durante a semana da feira ocorre uma queda acentuada do movimento, inclusive o normal.
- Isso ocorre porque boa parte da cidade está concentrada na Expodireto - avalia.

Aberto depois da meia noite
Seja antes ou depois da feira, o popular mercadinho do Juca, no centro da cidade, é conhecido por fechar as portas perto da meia noite. Tradicional ponto comercial de NMT passar da meia noite no período da Expodireto não é mais novidade.
Sócia proprietária junto com o tio Juca, Dayna Coelho, 29 anos de idade, afirma que três dias antes da feira é comum aumentar o volume de vendas, principalmente de alimentos e produtos de limpeza para pessoas que alugam residências.
- O aumento nas vendas chega a 30%. Nos dias que antecedem e durante a feira precisamos aumentar o estoque de mantimentos – explica.
Por fecharem mais tarde que o habitual, Dayna sabe que o risco de roubo existe, mas com o movimento nas ruas a confiança de manter as portas abertas vale a pena por ser um risco que se tem ao trabalhar no comércio.

Orientação aos visitantes
Depois das 17 horas, Elenice Fath Aires estaciona seu veículo adaptado para vender cachorro quente na esquina entre as avenidas Alto Jacuí e Waldomiro Graeff. Com bastante antecedência Elenice percebe o aumento do número de veículos e pessoas devido à Expodireto. Em muitos casos, auxilia as pessoas de fora que pedem orientação.
- As pessoas pedem informações para se localizarem quando passam a morar em NMT no tempo que a feira – comentou.
Elenice diz que a venda de lanches se eleva antes da feira e para garantir o lucro mantém estoque. Já na semana da feira o volume de vendas é praticamente o mesmo dos demais dias do ano.

Não há mais quartos disponíveis
O Palace Hotel de Não-Me-Toque está com suas reservas esgotadas com um ano de antecedência da feira. O gerente Jonas Daniel Kirst explica que o período que se aproxima da feira é de tranqüilidade, pois os hospedes, na sua grande maioria, trabalham na Expodireto.
- O movimento na semana da feira é um pouco maior porque os hospedes saem cedo para trabalhar e retornam somente à noite para dormir, não havendo maior circulação de pessoas no hotel durante o dia– comenta.
Com a grande demanda o setor hoteleiro é um dos mais beneficiados com a feira. Segundo o gerente do Palace Hotel Me Toque, cem por cento dos hotéis da região sobem os preços. Mesmo assim a procura é muito grande e não atende toda a demanda.
- No ano passado tivemos o caso de pessoas que trabalharam na feira que tiveram que se hospedar em Ijuí – lembrou.
Com o hotel em reformas há quase dois anos, está em fase de finalização a construção de um restaurante, além do aumento de quartos. Jonas estará contrato mais 15 funcionários, passando para 28 o número de colaboradores. Acostumado a ter estrangeiros no hotel, já tem reserva para um grupo de alemães.

Quem almoça diariamente no restaurante passa a esperar mais na fila devido ao grande aumento de cliente nesta época do ano

 Horário estendido no restaurante
A rotina dos restaurantes também se altera muito no período de pré e durante a feira. O gerente administrativo do Restaurante Eventus, Roberto Müller, observa que em função do aumento de consumo, é necessário oferecer um período maior de atendimento que vai das 11h às 15h. Também é preciso planejar e aumentar a quantidade de colaboradores, da quantidade de alimentos produzidos.
O gerente faz questão de lembrar que antes da injeção de dinheiro na economia regional e local, o princípio da feira é proporcionar e agregar conhecimento e tecnologias aos produtores rurais e suas famílias, sendo esse um grande diferencial para o sucesso.
- Devemos agradecer aos idealizadores desse imenso projeto que é a Expodireto Cotrijal - afirma.
Para atender essa demanda que cresce a cada ano, O Restaurante Eventus investe em louças, pratos, talheres, copos, decoração e no atendimento.
- No decorrer do ano acontecem perdas, e esse é um investimento que aproveitamos após a feira. Também investimos em publicidade para atingir o público – explica.

Segundo Roberto Müller, as pessoas que vêm de fora elogiam muito a cidade e o evento:
- A feira é muito respeitada por se tratar de um evento sério, onde os negócios realmente acontecem. As pessoas admiram a coragem dos empreendedores da nossa cidade e dos idealizadores da Expodireto Cotrijal, isso deve ser um orgulho para todos os não-me-toquenses. Quero lembrar também que esse ano a Expodireto irá debutar, completando 15 anos e ainda vai evoluir muito, pois é apenas uma adolescente. Desejo a todas as pessoas envolvidas sucesso nesta e em muitas outras edições - complementa.

 

TAGS: exppodireto

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir