Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

23 de janeiro de 2015

Felicidade é comprometimento!

cabeçalho_coluna_charles

O Psicanalista, Erik Erikson, em suas recentes pesquisas destaca que o projeto vital traz sentido à vida além de ser um critério chave para a felicidade.

Seus estudos demonstram que já na infância é necessário emergir na criança uma noção realista de ambição e projeto vital, isso ensina, já nos primeiros anos, o ser humano a se dedicar por algo que quer. Ensina ter a oportunidade de sentir a sensação de ter as rédeas da vida em suas mãos.
A importância de ter um projeto vital destaca-se como componente principal e nos leva a felicidade. Nesta perspectiva as pessoas mais felizes são aquelas que fazem um enorme esforço para alcançar a satisfação. Na verdade, é mesmo assim: aquilo pelo qual nos esforçamos mais para conquistar deixa-nos mais felizes, quando realizado.
A realidade é esta, nem status, fama, ou qualquer meio que sirva de alimento para o ego podem nos tornar mais felizes do que algo com que estamos realmente comprometidos.
Notamos com isto que para haver felicidade é necessário haver comprometimento, algo envolvente, desafiador, algo realmente atraente que nos faça agir com compromisso de realizar.
Para não nos tornarmos um navio sem leme é necessário termos um projeto vital, uma preocupação maior, um ponto de chegada, isto nos fazer agir com esforço e com comprometimento.
E agir com esforço faz toda a diferença em nossas vidas, pois o valor das coisas está no esforço que fazemos para conquistá-las. Gandhi já dizia que a satisfação está no esforço e não apenas na realização final. A questão é refletir qual minha preocupação maior, qual meu projeto vital? Para conhecer qual vai ser o caminho pelo qual dedicaremos nosso esforço, nosso comprometimento.
Caso seja um sonhador, assim como eu, se seu projeto vital parecer impossível, respire, erga a cabeça, comprometa-se consigo mesmo e siga em frente. Guiados pelos ensinamentos de Chaplin, que nos diz: “Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível”.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir