Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

3 de abril de 2017

Hospital Alto Jacuí e Secretaria Municipal da Saúde capacitam equipe de enfermagem com Curso de Suporte à Vida

Todos os participantes foram orientados sobre a forma correta de praticar as técnicas de socorro
Todos os participantes foram orientados sobre a forma correta de praticar as técnicas de socorro

Com o objetivo é aperfeiçoar os conhecimentos e as técnicas dos profissionais que atuam no setor de enfermagem para que tenham segurança na hora do atendimento e reconhecer situações de emergência cardíaca, como a parada cardiorrespiratória, e realizar manobras de ressuscitação cardiopulmonar, entre outras medidas que possam aumentar as chances de sobrevida, o Hospital Beneficência Alto Jacuí em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Não-Me-Toque promoveram o Curso de Suporte à Vida.
De acordo com a diretora geral do Hospital Alto Jacuí, Rosilene Andrea Arocena, 18 colaboradores da equipe de enfermagem farão o curso.
- Buscamos capacitar nossa equipe para prestar cuidados imediatos à vítima de acidente ou mal súbito, cujo estado físico põe em perigo a sua vida, visando evitar o agravamento de suas condições – explicou a diretora geral.
A realização do curso também atende a Portaria 2048, do Ministério da Saúde – a qual regulamenta as urgências e exige a formação mínima para os colaboradores em Noções Básicas em Atendimento pré-hospitalar (APH) e Suporte Básico de Vida (BLS).
A primeira etapa foi realizada no sábado, dia 25 de março, para dez colaboradores do Hospital e três da Secretaria Municipal da Saúde, que é parceira na realização cedendo a sala de cursos da Unidade Básica do Centro. A segunda etapa foi realizada no dia 1º de abril, para mais oito colaboradores do Hospital Alto Jacuí e seis servidores da Secretaria Municipal da Saúde.
O Curso que tem duração de oito horas, segue os parâmetros dos protocolos American Safety Health Institute treinando os participantes para reconhecer prontamente várias emergências que apresentem risco de vida. As técnicas orientam para fornecer compressões torácicas de alta qualidade, oferecer ventilações apropriadas e a fazer uso antecipado de um Desfibrilador Externo Automático (DEA/DAE), além de práticas assistidas pelos instrutores, permitindo assim a possibilidade de um feedback e orientação na aquisição de habilidades.
O secretário de Saúde Marco Costa, que esteve presente na abertura do curso, ressaltou a preocupação da Administração em manter os profissionais preparados para situações de emergência:
- Os primeiros socorros fazem toda a diferença na hora de salvar uma vida.
O Curso foi ministrado pelos instrutores da Vascomed VMF – Capacitações Cursos e Treiname

Com duas turmas, Hospital e Secretaria da saúde atenderam todos os integrantes da enfermagem
Com duas turmas, Hospital e Secretaria da saúde atenderam todos os integrantes da enfermagem

ntos.

 Curso foi ministrado na Unidade Básica de Saúde do Centro da Prefeitura
Curso foi ministrado na Unidade Básica de Saúde do Centro da Prefeitura

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir