Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

30 de abril de 2015

Influência atual do culto à beleza no cotidiano das pessoas

Laércia Burgel de Souza Esteticista e Cosmetóloga/Ulbra Proprietária e esteticista da Spazio Estética
Laércia Burgel de Souza
Esteticista e Cosmetóloga/Ulbra
Proprietária e esteticista da Spazio Estética

A busca pela beleza está muito presente nos dias atuais, percebendo-se principalmente em relação às mulheres, que procuram por tratamentos estéticos e cirurgias plásticas para melhora da aparência física.
Essa procura insaciável pelo “corpo perfeito” tem acrescentado mudanças no cotidiano das pessoas. Como exemplo, citamos a realização de procedimentos cirúrgicos, que muitas vezes são agressivos para o corpo, e a alteração na alimentação, que tem se tornado restrita e pobre em nutrientes, necessários para o bom funcionamento do organismo.
A mídia é uma grande influenciadora na percepção da imagem corporal, estabelecendo o ideal de que um corpo belo e magro é mais importante que a própria saúde.
A percepção da beleza é algo individual e depende do universo em que se vive.
Muitas vezes, o que é bonito para uma pessoa não é bonito para outra. Este é um assunto polêmico e gerador de controvérsias, e o que mais se vê são mulheres insatisfeitas com sua
imagem.
A mídia mostra em propagandas e novelas pessoas magras, jovens, brancas, caucasianas e sem nenhum tipo de deficiência física, relacionando estas aparências físicas a pessoas de reconhecimento e admiração pública. Isso influencia diretamente na vida das pessoas que acabam levando esse conceito de beleza para o seu cotidiano.
Casos assim tornar-se um alerta para o profissional da beleza. Pois o consumismo desenfreado gerado pela mídia em geral tem focado principalmente neste tipos de casos como alvos para as vendas na indústria de cosméticos lançando a cada dia novos cremes e géis redutores para eliminar as “formas indesejáveis” do corpo e indústria farmacêutica faturando alto com medicamentos que inibem o apetite.
Preocupados com a busca desenfreada da “beleza perfeita” e pela vaidade excessiva, sob influência dos mais variados meios de comunicação, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica apresenta uma estimativa de que cerca de 130 mil crianças e adolescentes submeteram-se no ano de 2009 a operações plásticas. Já em outras estimativas a cirurgias plásticas tiveram um aumento perto de 100% nas últimas décadas.
Como pode-se perceber, a incansável busca pela beleza acaba interferindo no cotidiano das pessoas, resultando em restrições alimentares rigorosas e procedimentos estéticos agressivos para o corpo.
Evidentemente que a existência de cuidados com a beleza não é exclusividade das sociedades contemporâneas e que devemos ter uma especial atenção para uma boa saúde.
No entanto, os cuidados com o corpo não devem ser de forma tão intensa e ditatorial como se tem apresentado nas últimas décadas.
Mulheres, que são a maioria dos clientes das clínicas de estética, acabam mudando seu estilo de vida e procurando por métodos que colocam em risco sua saúde em troca de um corpo magro e livre de “imperfeições”.
Cabe a qualquer profissional da area estética agir de forma ética, segura e sincera com seus clientes, sem que faça propagandas enganosas e milagrosas dos seus serviços chegando a pôr em risco os limites do nosso corpo e a nós mesmos.
Procure sempre o profissional que tenha formação na area estética, qualificação atualizada, tratamento seguro e de qualidade.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir