Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

15 de agosto de 2014

Limpeza urbana é prioridade de governo

Na manhã de quarta-feira (13), a prefeita Teodora Lütkemeyer, convocou as empresas responsáveis pelas diversas áreas da limpeza urbana para uma reunião a fim de tratar assuntos referentes a cada contrato firmado com o Município.
Estiveram presente Valdir Keller, responsável pela varrição de vias públicas, Jolar Dias, responsável pelo Serviço de limpeza contínua de lixeiras públicas e limpeza urbana (coleta de entulhos, material de construção, materiais vegetais, acúmulo de terra), Pedro Orestes Garcia dos Santos, responsável pela pintura de cordões e Derli da Silva, responsável pelos serviços de capina e roçada. Acompanharam a reunião o secretário de Obras João Carlos Loeff, os secretários adjuntos Nelson Dias e Katiusca de Oliveira, além de Paulo Lassig e o engenheiro Claiton Klein.
A prefeita esclareceu as responsabilidades de cada empresa e comunicou que o assessor de Gabinete Paulo Lassig será o coordenador (fiscal) de cada contrato, ficando assim à disposição da comunidade e das empresas. O objetivo é trabalhar junto para dinamizar os serviços, proporcionando mais eficiência e agilidade.
- A Secretaria Municipal de Obras tem pouca mão de obra e o maquinário também é insuficiente para atendermos estes tipos de demandas, por isso se faz necessária a terceirização. Com esta reunião, estamos buscando alternativas, para otimizar estes serviços de forma integrada e organizada - explicou Teodora.
O Governo Municipal vai fiscalizar e cobrar das empresas o cumprimento efetivo dos contratos, bem como intensificará a fiscalização da limpeza dos terrenos baldios e, principalmente, a colocação de galhos e entulhos em vias públicas.
Os prestadores de serviços, também explanaram sobre a dificuldade em manter o serviço em dia, pelo fator de que muitas vezes os locais são limpos, mas no dia seguinte já tem novamente material para ser recolhido. Diante esta situação, a prefeita salientou que, para o bom funcionamento é necessário que os munícipes ajudem a manter a cidade limpa:
- Temos que acabar com essa realidade de limpar num dia e no outro os entulhos voltarem a tomar conta desses espaços.
De acordo com o secretário municipal de Obras, João Carlos, é necessário que a comunidade colabore não jogando lixo em lugares e horários inadequados, além de não colocar entulho em locais públicos
Historicamente a coleta deste tipo de lixo é mantida pelos cofres públicos, porém conforme Legislação que dispõe sobre resíduos sólidos, deixou de ser uma competência do Poder Público Municipal e passou a ser de cada munícipe.

Administração Municipal vai acompanhar esse trabalho e colaborar com o que for possível para melhorar cada vez mais a limpeza de Não-Me-Toque.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir