Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

10 de fevereiro de 2014

Mânica destaca internacionalização e apresentação dos avanços tecnológicos do agronegócio na Expodireto Cotrijal 2014

Nei Mânica ressaltou que Expodireto Cotrijal é a mais internacional das feiras do Brasil e da América Latina

 O constante avanço tecnológico é a garantia de novidades na 15ª Expodireto Cotrijal, que acontecerá de 10 a 14 de março em Não-Me-Toque.

O lançamento da feira realizado ao meio dia desta segunda-feira (10), em Não-Me-Toque, no local que é palco do agronegócio brasileiro, teve a participação do governador do Estado, Tarso Genro, do presidente da Assembleia Legislativa Gilmar Sossela, do deputado Luiz Carlos Heinze representando a Câmara Federal, a prefeita em exercício Teodora Lütkemeyer, o presidente da Câmara de Vereadores Gilson dos Santos,  a presidente da OAB subsecção de Não-Me-Toque, Nara Piccinini, representando o presidente da OAB-RS, Marcelo Machado Bertoluci, grande número de deputados, prefeitos, vereadores, presidentes de entidades ligadas ao agronegócio, de prefeitos, vereadores, diretores de empresas expositoras e agricultores associados da Cotrijal.

O presidente da Cotrijal e da feira, Nei César Mânica, salientou a importância do comprometimento dos gestores públicos para o desenvolvimento do agronegócio.

- A expectativa para 2014 é pela possibilidade de bons negócios, como também de uma maior integração social, econômica e cultural entre nações. Faremos uma grande feira, contribuindo cada vez mais para o crescimento do nosso país - declarou, destacando que neste ano Já estão confirmadas delegações de 77 países, de 19 embaixadores e três presidentes.

Teodora Lütkemeyer disse que o município de Não-Me-Toque cresce impulsionado pelas suas empresas

A vice-prefeita Teodora Lütkemeier, no exercício do cargo de prefeito, disse que o título do município, de capital nacional da agricultura de precisão, é fruto do trabalho dos produtores que, associados com o poder público e apoio institucional, fomentam a infraestrutura, que é de fundamental importância para o crescimento da região, do Estado e do país.

 

Em eventos como este, não somos homens de partidos, mas sim homens de Estado", afirmou o governador

O governador Tarso Genro chamou a atenção para o momento e alta complexidade que move a economia e as relações entre as nações, lembrando que as novas tecnologias que emergiram nos últimos anos ainda não se expressaram de maneira integral, ainda não orientam a força constitutiva das bases das economias locais.

- A Expodireto Cotrijal é um exemplo da expropriação tecnológica de alto nível e uma feira que atrai 77 países é uma resposta extraordinária aos desafios da globalização, dos avanços da comercialização e do acesso às novas tecnologias aos povos de todo o mundo – destacou Tarso Genro.

O governador ainda ressaltou o crescimento industrial do Rio Grande do Sul que foi de 6,8% e que ficou acima do Estado de São Paulo e considerou a agricultura e a indústria gaúchas como as responsáveis pela dinâmica virtuosa que coloca o Estado nesse patamar de desenvolvimento.

- Temos índices invejáveis em relação ao resto do país, e uma boa safra se faz com capacidade de trabalho e empreendedorismo, com a ajuda das chuvas, mas também de programas de governo, como o Mais Água, Mais Renda. Em eventos como este, não somos homens de partidos, mas sim homens de Estado - afirmou o governador.

Com todos os estandes comercializados, as atenções se voltam agora para a infraestrutura do Parque, que ocupa 84 hectares. A área de produção vegetal, com 60 lotes dos canteiros experimentais, que abrigam os setores de pesquisas do agronegócio brasileiro está entre os destaques. Instituições de pesquisa como a Embrapa, Fundacep, Pró-Sementes, Embrapa Florestas, Codetec, Fepagro, Universidades (Ulbra, UPF, UFSM, Unicruz), Projeto Aquarius e Emater-RS estarão expondo seus trabalhos.
Da mesma forma, o espaço destinado à mostra de máquinas e implementos agrícolas virá com muitas novidades. Lançamentos, tecnologias e negociações vantajosas serão mais uma vez ingredientes que farão da feira Expodireto um local de conhecimentos e oportunidades.

Eventos Oficiais
Assuntos técnicos e mercadológicos, desafios e tendências do setor do agronegócio serão abordados em eventos como: Fórum Nacional da Soja, Fórum Nacional do Milho; Fórum Bandeirantes de Ideias, Seminário da Agroindústria familiar, Fórum Estadual do Leite; Fórum florestal do Rio grande do Sul, Fórum Soja Brasil; Fórum Água é Vida; Fórum do Jovem Cooperativista; Troféu Brasil Expodireto; Prêmio Semente de Ouro; Jantar de integração Internacional.

15ª Expodireto Cotrijal
A Expodireto Cotrijal 2014 ocorre de 10 a 14 de março, em Não-Me-Toque, com a expectativa de receber visitantes de todas as partes do mundo, para conhecer o que existe de mais atual e inovador para a produção animal e vegetal, voltado para grandes, médios e pequenos agricultores.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir