Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

21 de outubro de 2016

Movimento O Sul é o Meu País ratifica resultado do Plebisul

O Movimento O Sul é o Meu País reuniu os associados, lideranças, militantes e simpatizantes para a assembleia geral extraordinária realizada dia 15 de outubro, em Lages (SC). O evento teve como principal objetivo ratificar os resultados do Plebisul 2016 e definir os próximos passos que a entidade deverá percorrer.  O presidente da entidade, Odilon Xavier de Freitas, coordenou a assembleia.
Gislene da Paixão participou representando a microrregião de Não-Me-Toque (RS), onde a consulta popular alcançou 2.136 votos. Em Não-Me-Toque foram 1.301 votos pelo sim e 67 pelo não; Colorado, 138 sim e 3 não; e Tapera, 617 sim e 10 não.
- Foi emocionante ver as pessoas com um brilho de esperança no olhar; as pessoas saindo de suas casas apenas para expressar sua vontade, seja a favor ou contra. Toda reação do povo demonstra que necessitamos de fato de mudanças – avaliou Gislene sobre o movimento em NMT.
O primeiro Plebisul – Consulta Popular, que aconteceu no dia 1º de outubro, em todo o território Sul-Brasileiro teve seus dados oficiais divulgados no dia 3, pela Comissão central Organizadora do evento.
Ao todo votaram 616.917 eleitores nos três estados. Destes, 95,74% disseram sim a pergunta “Você quer que o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul formem um país independente?”. As opções para a resposta na votação foram Sim e Não. Apenas 4,26% dos eleitores disseram que “Não”. Ao todo o Movimento O Sul é o Meu país mobilizou cerca de 20 mil ativistas nos três Estados que trabalharam como voluntários na consulta como mesários e presidentes de urnas espalhadas por mais de 500 municípios.
A assembleia em Lages aprovou a realização do Plebisul, em 7 de outubro de 2017, objetivando alcançar 100%  dos municípios dos três Estados,  para  não deixar margem para dúvidas dos organismos internacionais e nacionais sobre o tema de Direito internacional Público e de Direitos Humanos, quanto à autodeterminação do Povo Sul-Brasileiro.
Também foi definida a unificação do domínio do website oficial do Movimento para o www.sullivre.org.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir