Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

29 de maio de 2015

Município foi contemplado com 14km de fibra óptica

 

Município tem acesso gratuito à internet em três pontos da cidade além de alcançar escolas e postos de saúde
Município tem acesso gratuito à internet em três pontos da cidade além de alcançar escolas e postos de saúde

O Ministério das Comunicações inaugurou em Não-Me-Toque, no dia 22 de maio, a rede de fibra óptica do programa Cidades Digitais. O projeto já começou a funcionar em 46 cidades brasileiras e Não-Me-Toque é a terceira do Rio Grande do Sul a ser beneficiada.

O Cidade Digital contemplou a cidade com um anel de fibra óptica de 14 quilômetros, que interliga 18 pontos. Os locais conectados pela rede incluem órgãos públicos, hospitais e três pontos de livre aces­so ao público. Os investimentos do MiniCom soma­ram R$ 566 mil.

A prefeita Teodora Lütkmeyer destacou o empe­nho da Administração Municipal frente ao projeto disponibilizando acesso gratuito em locais públicos e a possibilidade de estender para novos pontos a partir de novos investimentos da Prefeitura. Parabeni­zou a equipe da Administração que buscou formas de viabilizar o processo de implantação.

- A Cidade Digital não disponibiliza internet gra­tuita de maneira individual, mas traz benefícios a to­dos os munícipes, que também podem utilizá-la em pontos de acesso público – apontou a prefeita.

O projeto estava cadastrado desde 2012 e em processo de instalação desde agosto do ano passa­do, por uma empresa de São Paulo, selecionada por meio de registro de preço.

Os coordenadores do projeto do Governo Mu­nicipal, Márcio Marques e Katiusca de Oliveira, que trabalharam com o apoio do coordenador de Setor de Informática Gian Heller, fizeram a apresentação da funcionalidade do Programa Cidades Digitais para o público.

São 14 quilômetros de extensão de fibra, com 18 pontos conectados atingindo uma velocidade de 18 megabits Full, fornecido pela empresa CoprelTelecom.

O lançamento teve a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Ibanez de Quadros, secre­tários municipais, vereadores, convidados e imprensa.

Programa Cidades Digitais

O objetivo do programa passa pelo interesse dos municípios modernizarem a gestão pública, amplian­do o acesso da população aos serviços públicos. Além do anel de fibra óptica, a rede das Cidades Digitais permite a instalação de equipamentos e sof­twares, suporte técnico e aplicativos nas áreas de saúde, educação e gestão financeira e tributária, e pontos gratuitos de wi-fi para a população. Lançado em 2012, o programa Cidades Digitais contemplou 80 municípios na primeira seleção e, no ano seguin­te, ao ser incorporado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), selecionou outras 262 locali­dades com menos de 50 mil habitantes.

DSC_5600 DSC_5599

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir