Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

22 de julho de 2016

NÓS e o 1º Sábado Cultural em Carazinho/RS

Ótima programação cultural, inclusive para quem acha que nunca em nada legal para fazer no interior
Ótima programação cultural, inclusive para quem acha que nunca em nada legal para fazer no interior

Jana Lauxen

Nós, da Editora Os Dez Melhores, acreditamos que a arte está em todo lugar: na capital e no interior, no centro e na periferia, no asfalto e na estrada de chão. Por isso, nunca tivemos a intenção de sair de Carazinho/RS, e fixar a sede da editora em uma cidade maior.

Muitos disseram que a gente estava louco. Afinal, “se fazer literatura em um centro grande já é difícil, imagina em uma cidade pequena”. Ainda escutamos muitos reclamarem que não há nada de novo na aldeia. Que o negócio é ir embora; que, aqui, a cultura não germina. “Sabe como é Carazinho, né?”, dizem eles, desanimados.

No entanto, posso afirmar com satisfação e convicção que nós não concordamos com estas pessoas. E quando escrevo ‘nós’, não falo somente da Editora Os Dez Melhores. Falo de um grupo de artistas locais que estão se mobilizando e se unificando, criando um movimento aparentemente sutil e inofensivo, porém real e consistente.

A cada evento que ajudamos a realizar, a cada atividade da qual participamos, encontramos um novo amigo, um novo parceiro, um novo aliado, que já chega dizendo: “eu também desenho”, “eu também fotografo”, “eu também escrevo”, “eu também canto, toco, danço, invento, costuro, sapateio”.

“Eu também faço”.

“Quer participar com a gente?”, nós convidamos. E a resposta é invariavelmente um sim.

Por isso, esta bola de neve cultural só aumenta e se fortalece, e de modo totalmente livre e autossustentável. Porque não precisamos de padrinhos, de patrocinadores, de siglas, bandeiras, costas quentes ou jabá.

Precisamos somente de NÓS.

NÓS, enquanto grupo cultural e artístico independente; NÓS, enquanto organização colaborativa. NÓS, enquanto cidadãos, que acreditam que a arte é capaz de mudar o mundo no momento em que muda cada um de nós.

E a arte, lembre-se: está em todo lugar.

Inclusive no dia 30 de julho, quando ela se fará presente na 1ª edição do Sábado Cultural, um evento que busca aliar, celebrar e fortalecer a arte que é feita aqui, bem debaixo dos nossos narizes.

A iniciativa é da Orquestra Comunitária de Carazinho em parceria com a Editora Os Dez Melhores, a Café Espacial, e a Fundação Cultural de Carazinho (Fuccar), e vai reunir artistas das mais diferentes áreas: música, literatura, ilustração, artesanato, escultura, percussão, HQ, fotografia, artes plásticas, piano, mágica, capoeira, pirografia, arte indígena, orquestra, e segue a lista.

Com entrada franca, o evento acontece entre 14h e 20h, no sábado, dia 30 de julho, na sede da Fuccar (que fica ali na Gare). Mais de 40 artistas estão envolvidos com o projeto, e o Sábado Cultural promete ser inesquecível.

A Editora Os Dez Melhores, é claro, estará lá, com todos os livros de seu catálogo – inclusive o romance planetário O Duplo da Terra, nosso último lançamento. Sem contar a Café Espacial, parceira desde sempre, que também marcará presença com suas revistas lindas e muitos brindes.

Então se você, assim como NÓS, acredita que a arte pode promover uma revolução pacífica e certeira, não perca de jeito nenhum a 1ª edição do Sábado Cultural. Um dia para festejar a arte que está em todo lugar: na capital e no interior, no centro e na periferia, no asfalto e na estrada de chão, na cidade e na aldeia.

A arte que está aqui, em Carazinho.

A nossa arte.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir