Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

10 de abril de 2017

Nove em cada 10 homens, com impotência sexual, são sedentários

Disfunção erétil? Que tal praticar esporte?

De acordo com recente levantamento do Centro de Referência da Saúde do Homem - órgão da Secretaria de Estado da Saúde em São Paulo, 90% dos homens que sofrem com a disfunção erétil são sedentários - a ponto de não fazerem exercício nem de fim de semana (famosa “pelada”). Além disso, 40% deles também são fumantes. Mensalmente, o Centro paulista atende cerca de 300 pacientes com o problema.

Para o médico Sérgio Iankowski, especialista em Andrologia e autor do livro Ereção e Falha, Falhou Por Quê?, é claro que a disfunção erétil pode ter outras causas e tratamentos mais complicados. No entanto, os números da pesquisa são alarmantes. Cabe destacar que a impotência atinge até 25 milhões de brasileiros acima dos 18 anos pelo menos uma vez na vida. O número é maior em homens na faixa etária dos 40 anos. Todo ano, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, um milhão de casos são registrados no país.

Cigarro e sedentarismo: por que causam impotência?

Segundo Sérgio Iankowski a relação do sedentarismo com a impotência é indireta. “O problema está ligado às consequências da falta de atividade física, como obesidade, diabetes, colesterol alto e hipertensão. Essas são as vias finais que levam ao aparecimento ou à piora da disfunção”, diz o especialista.

Além dos estímulos (como tato e visão), é o cérebro que comanda as reações nos nervos, músculos e circulação (que enchem os corpos cavernosos do pênis de sangue e permitem a ereção). Sendo assim, as más condições de saúde apresentadas tornam os vasos sanguíneos mais ‘duros’, dificultando a vasodilatação (nada de pênis ereto).

A relação da disfunção erétil com o tabagismo é ainda mais direta (é nessa hora que o fumante se lembra do aviso de impotência sexual impresso nos maços de cigarros e se arrepende de não o ter levado a sério). O cigarro obstrui os vasos sanguíneos, que levam menos sangue até os corpos cavernosos do pênis. “Os fumantes com mais de 55 anos geralmente apresentam algum grau de impotência”, afirma o andrologista.

Por fim, lembre-se: com uma vida saudável, atividade física, alimentação balanceada e baixo índice de gordura abdominal (vulga “barriga de chope”), é possível prevenir a disfunção erétil!

Por: FÁBIO SALTIÉL - MEREGALLI MULTIMÍDIA

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir