Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Parcialmente nublado
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

12 de setembro de 2014

Os 60 Anos de Não-Me-Toque foi o tema em 7 de setembro

Ver a história de Não-Me-Toque passar pela avenida. Este foi o sentimento do público que prestigiou em grande número o desfile 7 de setembro de 2014.

A temática deu motivação e promoveu a criatividade das escolas que contaram a história, desde a emancipação político-administrativa, até os dias atuais de Capital Nacional da Agricultura de Precisão.
Em 2014 o município de Não-Me-Toque completa 60 anos de emancipação político-administrativa. Deixou de ser distrito de Carazinho devido ao resultado favorável do plebiscito realizado em 18 de dezembro de 1954, data da comemoração do aniversário.

As soberanas do nosso Município, Rainha Adrielly Dall Agnol, 1º Princesa Júlia Wentz dos Santos e 2º Princesa Jeniqueli Lassig, abriram o desfile trazendo a faixa com o tema: “Não-Me-Toque: 60 Anos de História”. Seguidas da prefeita Teodora Lütkemeyer, trazendo a bandeira do Brasil; o juiz de Direito, Márcio César Sfredo Monteiro, trazendo a bandeira do Rio Grande do Sul; e o presidente da Câmara municipal de Vereadores Gilson dos Santos, trazendo a bandeira de Não-Me-Toque.
A Rainha da Indústria e Comércio, Débora Rodrigues, e a Senhorita Turismo, Rubiele Kramer, apresentaram as autoridades atuais: secretários municipais, o delegado da Polícia Civil Arlindo da Cunha, o comandante da Brigada Militar, tenente João Roberto Cardoso. Os vereadores: Antoninho Leocir Baldissera, Carlos Alberto Bacher, Everaldo Quadros de Moura, Ibanêz Victor de Quadros, Neuri Ivanor Sprandel, Paula Samuel van Schaik, Pedro Paulo Falcão da Rosa e Valdir Aberi Kirst. Também desfilaram os vereadores Mirins eleitos no ano de 2013.

 

Ex-prefeitos, ex-vice-prefeitos, que contribuíram, de maneira relevante, para o desenvolvimento social e político desfilaram, entre eles: Antônio Vicente Piva, Armando Carlos Roos, Irineu Schmitt, Johannes Arnoldus Maria van Riel, Luiz Paulo Moraes Malaquias, Harry Alberto Erpen representado pelo filho Alex Erpen, Arlindo Hermes representado pela esposa Elisabete Hermes, Willibaldo Miguel Hoffmann representado pelo filho André Vicente Hoffmann, Luiz Rudy Becker representando pela filha Eliane Terezinha Becker, Maurílio Albuquerque de Almeida representado pelos filhos Ivan Almeida e Edinorá de Almeida Oliveira, Reinoldo Kissmann representado pela filha Kurtlind Juchem, Arnildo Scheibe, representado pela neta Jussara Farias, representando seu avô, Reinoldo Arnildo Lauxen representado pelo neto Marlom Lauxen, e Pedro Jacob Augustin representado pela neta Helga Rambo. Os demais vice-prefeitos e prefeitos foram representados por servidores públicos municipais: Pedro Jacob Augustin, Ernesto João Cardoso, Ruy Sady Augustin, Edemar Noll, Rodolfo Rodrigues Batista Neto e Pedro Joe Simon.

 

Na sequência desfilaram um grande número de cidadãos que foram exerceram o mandato de vereador ao longo dos 60 anos, entre eles Erni Orlando Roos, 82 anos.

 

Também prestigiaram o desfile cívico, como convidados: o 1º tenente Nilo Paulo de Freitas Júnior, 1º sargento Adriano Dalla Costa, 3º sargento Mateus Rossi Teixeira, 3º sargento Eduardo Toledo Vieira, 3º sargento Lauro Augusto da Silveira, representantes do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado “Regimento Mallet”, de Santa Maria, que vieram acompanhar a apresentação do pelotão de soldados formado pelos jovens não-me-toquenses que estão servindo ao Exército Brasileiro neste ano.

 

O Exército de Ester, grupo evangelizador e de canto da Igreja . Assembleia de Deus formado por 62 mulheres, mais oito mulheres no pandeiro os homens integrantes da percussão.

 

O Coral Municipal de Não-Me-Toque interpretou o Hino Nacional Brasileiro na abertura do Desfile Cívico.

 

A Banda Marcial Municipal, um dos orgulhos do município, que tem a coordenação Geral de Carlos e Marisa Becker e a regência do maestro Tiago dos Santos Silva, é composta por 42 figurantes e apresenta como Mor Alex Graciano; Tarol Mor- Hariel de Quadros, Bumbo Mor - Tainã Dillemburg, Baliza - Larissa da Rosa, além de Bandeiras e Corpo Coreográfico.

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Nossa Senhora de Lourdes de 1955 a 1959

 

Instituto Educacional Girassol de 1960 a 1964

 

Instituto Estadual de Educação São Francisco Solano de 1965 a 1969

 

A Escola de Educação Especial Jesus de Nazaré de 1970 a 1974

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Gomes de 1975 a 1979

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Valdomiro Graciano de 1980 a 1984

 

A Escola Estadual de Ensino fundamental Geny Vieira da Cunha de 1985 a 1989

 

A Escola de Ensino Fundamental Sinodal Sete de Setembro de 1990 a 1995

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Amália Kerber de 1996 a 2001

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Ernesto João Cardoso de 2002 a 2008

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Santo Antônio de 2009 a 2014

 

Os servidores da Prefeitura Municipal e assessores parlamentares da Câmara de Vereadores encerram o desfile vestindo a camiseta com a logo comemorativa dos 60 anos do município, com a frase “Eu também faço parte”, evidenciando que todos fazem parte da história

 

 

 

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir