Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Parcialmente nublado

Notícias

3 de julho de 2015

Para melhorar a produção e ter renda com o leite

Programa Juntos para Competir encerra primeira etapa no município de Lagoa dos Três Cantos

Cada um dos 14 participantes recebeu 120 horas de capacitação, sendo 40 horas individualizadas nas propriedades
Cada produtor recebeu 120 horas de capacitação, sendo 40 horas individualizadas nas propriedades

Programa Juntos para Competir, uma parceria entre Senar-RS, Sebrae e Farsul, encerrou a primeira etapa de seu projeto em Lagoa dos Três Cantos (RS), que durou aproximadamente dois anos.
Na última noite de 25 de junho, o jantar de encerramento contou com a presença do prefeito Sérgio Lasch, vice-prefeita Juliane Kempf, presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque Willibrordus Henricus van Lieshout, supervisor regional do Senar-RS Diego Coimbra, gestora de projetos do Sebrae Diane Sensolo, gestora de projetos estaduais do Sebrae Ana Carolina Scapin e a gerente regional Sebrae Planalto Maria Meyer.
Na oportunidade, foram entregues Certificados de Conclusão do Programa Leitec, um programa de formação na bovinocultura de leite proporcionado pelo Senar-RS, composto de 11 módulos de oito horas de aula cada um e 10 consultorias técnicas nas propriedades (4 horas cada uma), totalizando 120 horas de capacitação para cada participante.
Participaram do Programa Leitec: Aldivio Saldi Eberhardt, André Nadir Rauber, Clair Rodrigues, Enio Nienow, Hildegardt Koehler, Ingo Weber, Jaime Vanderlei Wagner, João Arno Hertzer, Marlise Ibalina Eberhardt, Osmar Leo Nienow, Otávio Egon Eckstein, Rejane da Luz, Silvano José Pauwels e Zelir José Doneda.
O Programa Leitec iniciou em outubro de 2013 e encerrou em maio de 2015 e foi ministrado pelos engenheiros agrônomos Josué Carpes Marques e Ari Benedetti e pelos médicos veterinários Orlando Bohrer e Dagmar Gonçalves.
Em suas manifestações, tanto o prefeito Sérgio Antônio Lasch, como o presidente do Sindicato Rural de Não-Me-Toque Willibrordus van Lieshout e a gerente regional Sebrae Planalto Maria Meyer salientaram a importância desta parceria entre as entidades, buscando o fortalecimento e a profissionalização dos produtores de leite. Pelos alunos, manifestou-se o produtor de leite Silvano Pauwels, dizendo:
- Valeu a pena participar deste programa, pois consegui resolver vários problemas técnicos na produção leiteira, através da correta orientação dos engenheiros agrônomos e médicos veterinários.
Qualidade e gestão
Além do Programa Leitec, foram realizadas outras ações nestes dois anos, como o programa De Olho na Qualidade Total Rural, do Sebrae.
O programa Juntos para Competir segue por mais três anos em Lagoa dos Três Cantos, trazendo a Metodologia PISA – Produção Integrada de Sistemas Agropecuários – que está focado na gestão da propriedade, gestão do solo, adubação e manejo de pastagens. A metodologia PISA conta com apoio técnico/científico da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal do Paraná (UFPR), além do apoio operacional da Cooperativa Santa Clara. Além de produtores de leite de Lagoa dos Três Cantos, também participam do programa produtores de leite de Tapera e Victor Graeff.

Rejane da Luz recebeu o certificado das mãos do presidente do Sindicato Rural
Rejane da Luz recebeu o certificado das mãos do presidente do Sindicato Rural

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir