Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo
Passo Fundo/RS: Tempo limpo
Carazinho/RS: Tempo limpo

Notícias

26 de maio de 2017

Principais usuárias do SUS, mulheres apontam direção para as políticas públicas

Psicóloga Valéska Walber abriu a conferência abordando as principais causas do adoecimento da mulher 

 1ª CONFERÊNCIA DA SAÚDE DA MULHER

Por conta da maternidade, da violência, da jornada ou das condições do trabalho, as mulheres são as principais usuárias da rede pública de saúde. Mesmo assim, o atendimento está longe de ser integral para as necessidades, bem como, a cultura do tratamento das consequências em detrimento das causas, impede que a mulher receba um atendimento satisfatório.
O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Não-Me-Toque promoveram, na noite de terça-feira (16), no Pavilhão Cristo Rei a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. O evento contou com o apoio da Associação Amigos da Vida, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e OAB – Comissão da Mulher Advogada.
As Conferências são instituídas pela Lei nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990, e são instâncias colegiadas do SUS que promovem a discussão para proposição de Diretrizes para implementação das políticas públicas de saúde. Como espaço de deliberação coletiva, objetivam identificar a situação de saúde da população e suas necessidades e demandas, com a definição dos problemas e prioridades dos usuários.
O prefeito Armando Carlos Roos, a vereadora Marina Trennepohl Crestani, representando o Poder Legislativo, o presidente do Conselho Municipal de Saúde Paulo Roberto Cervi e o secretário Municipal de Saúde Marco Costa participaram da conferência.
Os trabalhos iniciaram com a palestra de Valéska Machado da Silva Walber, bacharel em Psicologia, especialista em abordagem sistêmica de casais, famílias e indivíduos, especialista em sexualidade humana e mestre em Psicopatologia e Psicologia Clínica.
A psicóloga introduziu o tema destacando as principais causas do adoecimento das mulheres direcionando aos eixos da conferência que visou propor diretrizes para a Política Municipal, Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
Nos grupos de trabalhos as participantes da Conferência avaliaram a situação da saúde, elaboraram propostas a partir das necessidades levantadas.
Secretário da Saúde Marco Costa, presidente do Conselho Municipal da Saúde Paulo Cervi, prefeito Armando Roos, vereadora Marina Trennepohl Crestani, palestrante Walésca Walber
Os eixos temáticos debatidos foram:
1º) O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres;
2º) O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres.
3º) Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres: e
4º) Políticas públicas para as mulheres e a participação social.
Delegadas para a Conferência Estadual
Ao final da Conferência foram eleitas as delegadas à Conferência Estadual, que são:
Titulares - Luciana da Rosa, Carla Costa, Noeli D'Amarat e Kátia Trentin
Suplentes - Maria Angélica Barbosa de Oliveira, Maria Odete Huppes, Vânia Fleck e Alice Lemes de Mattos
- Foi um momento de discussão muito válido para nossa comunidade, afinal estiveram presentes mulheres não-me-toquenses de todas as idades e áreas, com visões diferentes, porém com a mesma intenção, melhorar a qualidade de saúde para as mulheres – avaliou o secretário Marco Costa.
Grupo de trabalho
Grupo de trabalho
Grupo de trabalho
Grupo de trabalho

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir