Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado
Passo Fundo/RS: Tempo nublado
Carazinho/RS: Tempo nublado

Notícias

9 de junho de 2014

Rotina muda com jogos do Brasil na Copa

A cada partida do Brasil na Copa do Mundo a rotina dos dias de trabalha e estudo serão afetadas quando a seleção brasileira estiver em campo em busca do hexa. Os jogos da primeira fase serão: dia 12, quinta-feira, às 17h; dia 17, terça-feira, às 16h, e dia 23, segunda-feira, às 17h. Os adversários são Croácia, México e Camarões respectivamente.

Apesar das greves e manifestações, o futebol tem um forte apelo popular e a grande maioria das pessoas vai estar diante da televisão pelo menos nos dias em que a Seleção Brasileira entrar em campo.

Seja em empresas, escolas ou estabelecimentos públicos, a rotina em dia de jogo do Brasil vai causar remanejamento de horários, compensação de horas, adiantamento de serviço, liberação de funcionários ou estudantes. Veja a seguir as medidas tomadas pelas organizações e instituições em dias de jogos.

Repartições públicas do município
Regulamentada em decreto, a dispensa dos funcionários em dias de jogos do Brasil vai ser compensada com a realização de turno único. No jogo de abertura, no dia 12 de junho, o turno único ocorre das 7h30min às 13h30min para os servidores da Prefeitura e das Secretarias de Desenvolvimento e Agricultura e Meio Ambiente, Educação, Obras, Saúde, Assistência Social. No segundo e terceiro jogo da seleção, os servidores públicos serão dispensados 30 minutos antes do início das partidas. Essa norma continuará conforme a seleção for avançando de fase.

Correios Jan e Stara
A Jan e Stara as duas empresas com maior número de funcionários no município também passarão por alteração no horário de trabalho. Com aproximadamente 1.600 pessoas trabalhando, a Jan adotará regime de compensação de horas no período de 9 a 17 de junho. Os funcionários começarão a trabalhar meia hora antes durante o dia. O expediente encerra 30 minutos antes quando o jogo começar às 17h e às 15h 18min quando iniciar às 16h. À noite iniciam o turno depois do termino da partida, mas fazendo o mesmo número de horas de trabalho.
A Stara, assim como a agência dos Correios estará liberando os funcionários uma hora antes nos três jogos do Brasil na Copa.

Educação

Municipal: A rede municipal de ensino definiu que no dia 12 de junho – abertura da Copa - as escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil terão aula somente no turno da manhã. Nos demais dias em que a Seleção Brasileira jogar, os alunos e professores da rede municipal de ensino serão liberados uma hora antes do início dos jogos.
Estadual: Na rede estadual de ensino o Instituto Solano, com 580 estudantes, decidiu liberar 30 minutos antes da partida do Brasil. Alunos vindos do interior estão liberados da presença. As aulas do noturno vão iniciar às 19h30min. A Escola Geny, com 350 alunos, também vai liberar os alunos 30 minutos antes da partida.

Particulares: Nas Escola Sinodal Sete de Setembro estará liberando os alunos no mesmo horário de início dos jogos. O Colégio Girassol manterá horário normal de aula à tarde das 13h30min às 17h30min.

Transporte
O transporte para as escolas municipais respeitará o horário de aula definido no decreto publicado pelo município. No transporte universitário a Associação Cultural Recreativa dos Estudantes Universitários (Acreu) informou que no dia 12 de junho não vai ter ônibus disponível. No dia 17 de junho segue normalmente o transporte, sem alteração. A UPF terá aula a partir das 20h20min. No dia 23 de junho também não vai ter transporte. A Estação Rodoviária informou que os horários de ônibus de linha permanecem iguais, sem alteração.

Supermercado
O maior supermercado da cidade (Cotrijal) como a loja de insumos e balança da cooperativa não fecha nos horários de jogos. Estes locais terão televisores para os funcionários. Outros setores não param de trabalhar, mesmo que ocorra redução de colaboradores que farão compensação de horas.

Comércio
A grande maioria dos estabelecimentos comerciais permanecerá aberto, disponibilizando televisores para os funcionários e eventuais clientes que aparecerem na hora dos jogos.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir