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Notícias

24 de abril de 2015

Trabalhadores pedem ciclovia

Pedestres e ciclistas disputam o acostamento com os veículos estacionados e os pedestres
Pedestres e ciclistas disputam o acostamento com os veículos estacionados 

Dividindo com carros o mesmo espaço, pedestres e ciclistas tornam parte da avenida Waldomiro Graeff local iminente para acidentes.
Utilizando a via diariamente um leitor da A Folha sugeriu como pauta sua preocupação com os perigos de quem percorre diariamente o trajeto da fábrica 1 da Jan até o pórtico, região onde cresce o número de empresas.
Sem redutor de velocidade, o trajeto é propicio para os motoristas pisarem no acelerador. Segundo o Departamento de Engenharia da Prefeitura, não existe um projeto de ciclovia para o local. Próximos da pista de rodagem, ciclistas e pedestres são alvos fáceis, potencializando o risco de atropelamento.
No final da tarde de 8 de abril, o metalúrgico Celso dos Santos, 50 anos, que estava deixando o trabalho na fábrica nova da Jan. Interceptado pela reportagem ao passar pelo pórtico com sua bicicleta, comenta que a falta de pavimentação no acostamento dificulta trafegar e é comum os ciclistas utilizarem a beira da pista, ficando de costas para os veículos que percorrem em alta velocidade.
- O acostamento é de calçamento e terra, por isso, andamos na beira da pista com asfalto, mas, muito próximo dos carros – comenta reconhecendo o perigo.
Daniel Kaemmerer, 45 anos, que também trabalha nesta unidade da Jan, há pouco tempo, aponta o trajeto como de risco potencial para acidentes de trânsito.
- Comecei a utilizar a bicicleta a pouco mais de três semanas pensando em economizar e principalmente na saúde. No dia 4 de março, um carro fechou minha frente na descida da Avenida Waldomiro Graeff, em frente à fábrica 1 da Jan – descreveu.
Uma moradora comentou que o trânsito fica mais intenso no final de tarde, quando termina o expediente das fábricas. Nesta região da cidade, que também é saída para Carazinho, entre às 17h18min e às 18h30min ocorre um aumento considerável de automóveis, ônibus, ciclistas e pedestres. O presidente do Conselho Municipal de Trânsito, João Carlos Loeff, disse que o local não tem projeto para ciclovia e os redutores de velocidade foram retirados por determinação judicial.
- O último estudo do trânsito apontou o local como ponto de conflito e indica a necessidade de instalação de algum tipo de redutor de velocidade e retirada dos veículos pesados - comentou Loeff.
Segundo o presidente do Conselho de Trânsito, uma audiência pública deverá acontecer para apresentar os resultados do estudo e para ouvir a opinião da população com relação a novas mudanças no trânsito.
No centro da cidade existem duas ciclovias: na Avenida Guilherme Augustin e naWaldomiro Graeff entre o Nosso Posto e a fabrica 1 da Jan.
O bem das bicicletas e ciclovias
Tendência mundial, o uso da bicicleta acompanha a onde verde e encontra as mesmas dificuldades em qualquer cidade, a falta de espaços.
As ciclovias incentivam o uso da bicicleta como forma de se locomover pela cidade diminuído o número de carros, a poluição e barulho. Ir de bicicleta ao trabalho, por exemplo, é uma forma de fazer uma atividade física além de não gastar dinheiro com gasolina. E utilizar as ciclovias garante mais segurança aos ciclistas que trafegam dividindo espaço entre os carros e pedestres.

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