Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas
Passo Fundo/RS: Chuva
Carazinho/RS: Chuvas esparsas

Notícias

25 de julho de 2014

Um projeto por dia à frente do Executivo Municipal

Saúde, segurança, meio ambiente e pavimentação estão contemplados com propostas inovadoras

O presidente do Poder Legislativo Gilson dos Santos assumiu o cargo de Prefeito na manhã de segunda-feira (21). O cargo foi passado pela prefeita Teodora Lütkemeyer, que foi eleita vice-prefeita, mas assumiu a titularidade com a renúncia de Antônio Vicente Piva, no mês de abril deste ano. Ela entrou em férias pelo período de 15 dias, relativas ao período aquisitivo de 01 de janeiro de 2013 a 01 de janeiro de 2014.
Em entrevista coletiva, o prefeito em exercício anunciou que os dez dias úteis no cargo serão marcados pelo lançamento de um projeto por dia.

Gilson dos Santos, Maninho, vai deixar marcados os dez dias úteis que vai estar sentado na cadeira do Executivo Municipal, cargo que assumiu na segunda-feira (21), para as férias da titular, a prefeita Teodora Lütkemeyer.
- Tenho algumas propostas que apresentei para a prefeita Teodora e com sua aquiescência vou apresentar nestes quinze dias no cargo de prefeito. São dez projetos em dez dias úteis – anunciou na entrevista coletiva concedida à imprensa local e regional no início da tarde de segunda-feira (21).
Prestigiado pelo irmão Alex dos Santos, que ficou ao seu lado, Maninho lembrou o pai, o ex-vereador Kita e ficou emocionado ao dizer que estava dando continuidade ao legado político que conhecera quando ainda era garoto. Aos 33 anos, Gilson dos Santos está no seu segundo mandato de vereador e preside o Legislativo pela segunda-vez. Mas sua carreira política não iniciou vitoriosa, na primeira vez que foi candidato a vereador não alcançou êxito.
Seguro e com ideias claras sobre o que fazer à frente do Governo Municipal, agradeceu a confiança da titular do cargo, Teodora Lütkemeyer e avaliou como um ato de grandeza da parte dela transferir o comando do Executivo.
- Tenho plena consciência de que cheguei até aqui pelo meu trabalho e ações, não por política partidária e Teodora mostrou mais uma vez ter as qualidade de um gestor que as pessoas esperam e reconhecem – afirmou Gilson dos Santos.

Gilson, mais conhecido como Maninho, fica no cargo mais importante do município até o dia 3 de agosto

Saúde
Entre suas propostas de projetos que estão em fase burocrática para posterior envio à Câmara de Vereadores - os quais espera sejam aprovados pelos colegas vereadores - estão dois voltados para área da saúde.
O primeiro deles é aproveitar um ônibus recebido da Receita Federal para transformá-lo em consultório itinerante. O projeto de adaptação já está pronto e orçado em R$ 118 mil. Terá um consultório odontológico, um ginecológico e uma sala de enfermagem e consultas clínicas. O veículo será utilizado para levar uma equipe médica para atender todas as localidades do interior e também para desenvolver projetos nos bairros e nas escolas.
O outro projeto estabelece o Programa Nosso Médico, no qual o município irá custear a faculdade de Medicina para um jovem por ano, num total de seis, estabelecendo que esse novo médico permaneça o mesmo período de tempo que levou para se formar atuando na saúde pública municipal.

Na companhia do irmão Alex, Gilson dos Santos concedeu entrevista coletiva à imprensa e lembrou o legado político do pai

- Sabemos da dificuldade que o interior tem em atrair novos médicos, por conta da falta de oportunidade para formação, além da dificuldade de custeio deste curso que faz com que muitos jovens deixem de prestar o vestibular para a Medicina. Nossa proposta é incentivar a formação e estimular a formação de vínculo profissional na comunidade para que permaneça, mesmo depois dos seis anos de serviços prestados – explicou Maninho.

Segurança
Vai autorizar a instalação de mais oito câmeras de vigilância na cidade para conclusão do projeto de videomonitoramento. Aquisição do equipamento será com recursos próprios da Prefeitura.

Meio Ambiente
Vai lançar o Programa Moeda Verde. Esta proposta que ainda está em estudo de viabilidade jurídica institui “eco pontos” na cidade, onde os cidadãos poderão descartar resíduos e receber "moeda verde" que poderá ser gasta na Feira do Produtor.

Pavimentação
Para ampliar o Programa de Parceria Público-Privada para Pavimentação (Propav), anunciou o Propav Social, uma nova modalidade voltada para pessoas de baixa renda.
Os demais projetos serão anunciados na próxima segunda-feira.

 

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Permitir